Uma das fases cruciais de uma das maiores obras de
infraestrutura da Serra Catarinense está com local, data e hora para iniciar.
Na próxima segunda-feira, dia 3 de julho, às 8h, começam a valer as regras do
desvio a ser aberto na SC-114, entre Lages e Otacílio Costa, devido às obras de
reconstrução da rodovia em concreto armado. Os detalhes foram informados em
entrevista coletiva à imprensa na tarde desta terça-feira, 27, na Agência de
Desenvolvimento Regional (ADR) de Lages.
Dos 36 quilômetros, seis já estão concluídos. E para
viabilizar a continuidade da obra, a ADR Lages, o Departamento Estadual de
Infraestrutura (Deinfra), a Polícia Militar Rodoviária (PMRv) e o Consórcio SBS
Dalba, executor dos trabalhos, decidiram interditar um trecho de 15,5
quilômetros da rodovia.
Dois pontos de desvio serão abertos, ligando a localidade
de Cadeados ao posto da PMRv, e vice-versa, pelo interior do município de
Palmeira. A rota alternativa tem 17,6 quilômetros e é de chão batido. Para
garantir a trafegabilidade, o Deinfra disponibilizará homens e máquinas para
manter a conservação da estrada.
Já para permitir a fiscalização e a segurança dos
usuários da rodovia e trabalhadores das obras, a PMRv receberá reforço de
policiais para manter uma viatura 24 horas por dia no canteiro de obras.
Obra de alta tecnologia é pouco comum no Brasil
Com investimentos de R$ 78 milhões do Governo do Estado,
os trabalhos são realizados ao longo de 36 quilômetros e devem ser concluídos
até o fim de 2018. A nova rodovia caracteriza-se pela modernidade e por ser uma
tecnologia pouco comum no Brasil.
Em Santa Catarina, o pavimento é o mesmo utilizado em
regiões montanhosas como a Serra do Rio do Rastro, em Lauro Müller, e o acesso
ao Morro da Igreja, em Urubici. No Sul do país, destacam-se também como
exemplos de rodovia em concreto armado a Linha Verde (BR-116), em Curitiba; e a
Freeway (BR-101), em Porto Alegre.
Na SC-114, o Governo do Estado optou pelo pavimento de
concreto, em vez do tradicional asfalto, pelo fato de a durabilidade ser cinco
vezes maior (até 50 anos), uma vez que, dos 3,6 mil veículos que trafegam por
dia na rodovia, 40% são de transportes de cargas pesadas.
Atenção aos horários e restrições
Das 8h às 18h, o desvio será obrigatório para todos os
carros, motos e veículos de até três eixos, como ônibus e caminhões trucados.
Neste horário, será proibido o tráfego de caminhões articulados. Das 18h às 8h,
quando não haverá obras, o trânsito seguirá pela própria rodovia em sistema de
pare e siga para a primeira categoria de veículos, com até três eixos. Já os
articulados deverão utilizar o desvio, mas somente neste horário.
Os ônibus que conduzem os estudantes universitários de
Otacílio Costa e Palmeira até Lages no período noturno terão prioridade e não
precisarão pegar o desvio. Os veículos (13 ao todo) serão concentrados às 18h
no posto da Polícia Rodoviária e serão escoltados por uma viatura até cruzarem
o próximo ponto de bloqueio para o sistema pare e siga, na entrada de Cadeados.
Assim, não haverá mais problemas de atraso dos alunos nas universidades.
A mesma medida deverá ser adotada também com os quatro
ônibus que transportam os funcionários da Klabin Papéis, que já planejou o
recebimento de grande parte da sua matéria-prima em Otacílio Costa pela BR-470,
evitando ao máximo utilizar o trecho em obras e, consequentemente, o desvio
obrigatório.
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