quarta-feira, 21 de junho de 2017

Municípios da Amures aderem ao programa SC Bem Mais Simples

Os Municípios de Lages, Otacílio Costa, Painel e Campo Belo do Sul aderiram na manhã desta terça-feira (20), na Câmara de Dirigentes e Lojistas (CDL), ao SC Bem Mais Simples, novo programa do Governo do Estado que visa a facilitação do processo de abertura e fechamento de empresas em Santa Catarina.
O programa pretende diminuir os entraves para aberturas, licenciamentos, alvarás, entre outros processos para empresas, mediante o Enquadramento Empresarial Simplificado (EES) e o princípio da Autodeclaração. Dessa forma, a atividade econômica ou o imóvel que for enquadrado como de baixo grau de risco sanitário, baixo potencial poluidor ou baixa complexidade, receberá automaticamente o documento de liberação e poderá prosseguir com o processo de autorização para o funcionamento da empresa.
O trabalho é realizado em conjunto pelos membros da Fundação do Meio Ambiente (Fatma), Vigilância Sanitária e o Corpo de Bombeiros Militar.
 
Simplificação
Para a Vigilante Sanitária do Estado, Gerente de Inspeção de Produtos e Serviços de Saúde, Simone Terezinha Stolt, o processo de simplificação necessitou de um olhar mais crítico, tento em vista o escopo de atuação da Vigilância Sanitária.
De acordo com a Anvisa, em 2014, o Brasil possuía 3.257.068 empresas sujeitas à atuação da vigilância sanitária, dessas 76% seriam classificadas como de baixo risco, 16% dependente de informação e 8% de alto risco. Isso significa que 3 em cada 4 empresas que atuam com atividades relacionadas à saúde poderiam ter um procedimento automático para a emissão da licença sanitária pelas autoridades locais.
Atualmente o Brasil tem um dos maiores prazos para abertura de empresa do mundo, chegando a atingir 119 dias para a efetivação. “Para mudar este quadro, contamos com a participação dos prefeitos e representantes de toda a região, para conhecerem o projeto e firmarem o termo de compromisso para implantação do SC Bem Mais Simples nos municípios”, afirma o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), Carlos Chiodini.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...