Pesquisadores da Epagri, Embrapa e Udesc, de Lages, querem descobrir a altura ideal do pasto para aumentar produção.
![]() |
| 📷Foto: Cassiano Eduardo Pinto e Fábio Cervo Garagorry/Divulgação |
Uma pesquisa sobre pasto, desenvolvida em Lages, na Serra catarinense, coloca fraldas e microfones em ovelhas para analisar o processo de alimentação. O propósito dos pesquisadores é descobrir a altura ideal da grama para aumentar a produção.
O objetivo é recomendar aos criadores de ovelhas a altura que otimize a máxima ingestão de pasto. Conforme a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), esse é um dos parâmetros que definem o ganho de peso do animal, o quilo de peso vivo por hectare e a produção de leite por dia.
“A altura ideal de manejo no sol e na sombra, que é o objetivo do experimento, pode representar 30% de eficiência a mais quando eu faço uma pastagem", explicou o pesquisador da Epagri Cassiano Eduardo Pinto.
As ovelhas são pesadas antes e depois de comerem. As fraldas servem para evitar a perda do peso da urina e das fezes, já que a diferença entre os pesos é a referência para o resultado da pesquisa. Os microfones são usados para se medir a mastigação das ovelhas em função do tempo.
Os testes são feitos em um pasto com grama tipo missioneira-gigante. A pesquisa é feita pela parceria entre Epagri, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).
Fonte: Globo.com
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2019/0/o/nAPh0qSlSXsHchKMHK5A/ovelhas.jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário