Cães eram criados para que se reproduzissem e gerassem lucro ao tutor com a venda dos filhotes. Suspeito responderá por maus-tratos e animais foram encaminhados para adoção.
Cerca de 20 cães foram resgatados de um canil clandestino na quinta-feira (1º) em Biguaçu, na Grande Florianópolis. Os animais não recebiam cuidados adequados e eram criados para que se reproduzissem e gerassem lucro ao tutor por conta da venda dos filhotes, segundo a polícia.
"Tinha em torno de 20 cães. O tutor fazia a cruza e vendia os filhotes, sem ter um local adequado, com acompanhamento de veterinário", disse a delegada Patrícia Fronza, que participou do resgate.
Não houve prisão em flagrante, mas o suspeito responderá a um inquérito policial por maus-tratos. Os cães foram encaminhados para adoção.
Agentes da Polícia Civil, da Fundação Municipal do Meio Ambiente e do Centro Zoonoses foram até o local após denúncias anônimas.
Os fiscais contataram que as cadelas e filhotes estavam em locais precários e diversos cães apresentaram problemas de saúde, como glaucoma.
"O tutor não entendia a situação (tantos animais em espaço pequeno) como maus-tratos. Os cães que foram retirados apresentam problemas de saúde aparente", afirmou a delegada Patrícia Fronza
Os cães foram encaminhados para o serviço de zoonose do município. O órgão ficará responsável pelo processo de adoção dos animais.
G1SC
Nenhum comentário:
Postar um comentário