quinta-feira, 1 de julho de 2021

SC recebe mais doses contra Covid; quatro cidades seguem com 1ª aplicação prejudicada nesta quinta por falta de vacinas


 

Florianópolis, Criciúma, Palhoça e Jaraguá do Sul aguardam mais imunizantes para normalizar vacinação. Doses recebidas pelo governo estadual na noite desta quarta serão distribuídas nesta quinta.

Santa Catarina recebeu mais 37,4 mil doses da vacina Pfizer contra a Covid-19 na noite desta quarta-feira (30) e 257,1 mil doses da AstraZeneca. Mesmo assim, ao menos quatro cidades, incluindo a capital, seguem com a aplicação de primeira dose prejudicada por falta de imunizante - veja mais abaixo quem pode se vacinar nesta quinta-feira (1º) nas maiores cidades do estado.


Criciúma, no Sul, Jaraguá do Sul, no Norte do estado e Palhoça, na Grande Florianópolis, estão com primeira doses suspensas por falta de imunizantes. Já em Florianópolis, apenas lactantes, gestantes e puérperas recebem a 1ª dose. Nas quatro cidades a aplicação de 2ª dose ocorre normalmente.


As doses recebidas pelo Estado nesta quarta começam a ser distribuídas às regionais de saúde e às cidades ainda na manhã desta quinta, segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), e são, justamente, destinadas para aplicação de primeira dose. A expectativa é que com essa distribuição, a imunização seja normalizada em todas as cidades a partir de sexta (2).

Atualmente, Santa Catarina tem 1.052.455 casos da Covid-19, sendo que 16.861 pessoas morreram. Em todo estado foram 2,6 milhões de primeiras doses aplicadas e 823,1 mil segundas doses.

Ainda conforme a Dive, pelo menos 68 mil pessoas já podem receber a segunda dose no estado, mas ainda não procuraram os postos de vacinação.


O Governo pretende vacinar toda a população catarinense com 18 anos ou mais até o dia 23 de outubro de 2021, seguindo calendário divulgado no início do mês. O estado tem pouco mais de 7 milhões de habitantes.

Chapecó

Chapecó aplica a primeira dose apenas em pessoas com 43 anos ou mais que agendaram a vacinação. A imunização deste grupo acontece das 8h às 11h e das 13h às 16h, no Centro Estratégico de Vacinação, que fica no Centro de Eventos.


Criciúma

Em Criciúma, a prefeitura segue aplicando apenas segundas doses nesta quinta-feira. A primeira dose deve ser retomada quando a cidade receber mais vacinas.


Palhoça

A aplicação da primeira dose está suspensa na cidade até a chegada de mais imunizantes. A aplicação da segunda dose segue sem alterações. Locais de vacinação: Estação Palhoça, das 9h às 16h; o posto de vacinação da Praia da Pinheira, das 9h às 13h; ou no posto de vacinação do Shopping ViaCatarina, das 9h às 16h.


Jaraguá do Sul

Ainda no Norte catarinense, Jaraguá do Sul também suspendeu temporariamente a aplicação de primeiras doses por falta de imunizante. Enquanto não chegarem novas doses, apenas quem está no prazo de receber segunda dose poderá se imunizar.



Documentação: documento com foto e comprovante de residência. A administração municipal orienta para que a população que puder, atualize o cadastro no SUS com antecedência pelo Alô Saúde (0800-333-3233).


Há gratuidade no ônibus e dispensa do trabalho para quem for se vacinar. Não foi informado o número de doses que há em estoque na capital. A lista completa de comorbidades, modelo de atestado e comprovações aceitas para as comorbidades estão no site da prefeitura.


Itajaí

Vacina com a primeira dose trabalhadores do transporte público, caminhoneiros e lactantes também tem aplicação de 1ª dose sem necessidade de agendamento. Segunda dose para quem está no prazo de reforço. Local de vacinação: Sala Volante do Centreventos - Horário: 8h às 17h.

Lages

Lages aplica a primeira dose em pessoas com 44 anos ou mais, grávidas, lactantes e puérperas e todos os demais grupos já elencados anteriormente.


A 2° dose para quem está no prazo de reforço. Local de vacinação: no Drive Thru no Parque Conta Dinheiro, das 8h às 17h, e para pedestres no ginásio Jones Minosso das 13h às 17h.


Joinville

Joinville imuniza nesta quinta pessoas acima de 45 anos ou mais sem comorbidades, também pessoas entre 18 e 59 com comorbidades, gestantes, lactantes e puérperas com comorbidades, além de trabalhadores de educação, limpeza urbana, transporte aquaviário, transporte coletivo e caminhoneiros. Para os locais de vacinação, entre no site da prefeitura. Segunda dose é para quem tem agendamento confirmado.


Blumenau

Blumenau, no Vale do Itajaí, aplica a primeira dose em pessoas com 45 anos ou mais sem comorbidades, além de gestantes, lactantes (que amamentam crianças de até 1 ano) e puérperas. A segunda dose segue acontecendo, de acordo com agendamento confirmado. A aplicação ocorre na Vila Germânica.



O Ministério da Saúde informou que as gestantes e puérperas - incluindo as sem fatores de risco adicionais - que tomaram a primeira dose da vacina Covid-19 da AstraZeneca devem aguardar o fim da gestação e do período puerpério (até 45 dias pós-parto) para completar o esquema vacinal com o mesmo imunizante.


G1SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...