quarta-feira, 14 de junho de 2017

Governo Federal liberará 40 milhões para Santa Catarina

SC receberá R$ 40 milhões para municípios que sofreram com enchentes
Após uma semana de chuvas intensas em vários municípios catarinenses, o Governo Federal liberou R$ 40 milhões para ajudar na reconstrução das cidades atingidas. “A bancada federal se reuniu com o presidente Temer e levou fotos, vídeos e relatos de como o Estado ficou após as enchentes, que deixaram milhares de desabrigados”, contou o deputado federal Jorginho Mello (PR).


A medida provisória que vai liberar o recurso deve ser editada ainda nesta quarta-feira (14), com a verba sendo encaminhada nos próximos dias para o Estado. De acordo com o último relatório da Defesa Civil do Estado, 103 municípios foram atingidos pelas chuvas e ventos. “Foram mais de 30 mil catarinenses prejudicados e a maioria teve de sair de casa. Portanto, esse recurso será importante para a reconstrução do município”, afirmou Jorginho Mello.

Nova Política de Defesa Civil

O deputado Jorginho Mello também pediu apoio no avanço na tramitação do projeto que atualiza a Política Nacional de Defesa Civil. O projeto atualiza o estatuto direcionado para a área de defesa civil e incorpora a importância de estudar a gestão de desastres no Brasil. “Queremos uma atuação mais focada na prevenção aos fatores que desencadeiam a ocorrência de catástrofes”, comenta o parlamentar.

Pelo projeto, é autorizada a criação de sistemas de informações e monitoramentos de desastres e se dá a responsabilidade aos órgãos de governos, que atuam nas ações de prevenção, preparação, resposta e recuperação.  Os municípios com capacidade técnica, operacional e financeira deverão implantar sistema complementar de monitoramento meteorológico, hidrológico e geológico, em articulação com a União e o Estado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...