quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Prefeitura promoverá Dia D de combate ao Aedes aegypti

Nesta sexta-feira (2), equipes formadas pelos Vigilantes da Dengue atuarão próximo ao Terminal Urbano, local com bastante fluxo de pessoas, vindas de todos os bairros, também em outras ruas centrais e nos bairros Brusque e Santa Rita

Com o aumento das temperaturas e das chuvas, cria-se condições favoráveis a proliferação do Aedes aegypti, o conhecido mosquito da dengue. Pensando nisso, e seguindo a proposta do Ministério da Saúde, a prefeitura de Lages, através da Secretaria da Saúde e do Centro de Controle de Zoonoses, está mobilizando a população no combate ao mosquito. O Dia D, com ações no Centro da cidade e alguns bairros, está marcado para esta sexta-feira (2).
Equipes formadas pelos Vigilantes da Dengue atuarão próximo ao Terminal Urbano, local com bastante fluxo de pessoas, vindas de todos os bairros, também em outras ruas centrais e nos bairros Brusque e Santa Rita. Em parceria com o Exército Brasileiro, através do 1° Batalhão Ferroviário, também serão ministradas palestras em escolas municipais dos bairros Ferrovia, Guarujá, Copacabana e Caravágio.
A partir desta quarta-feira (30) serão distribuídos aproximadamente 70 mil folders em todo o município. Esta atividade contará com a participação dos Correios, Celesc, Secretaria Municipal de Águas e Saneamento (Semasa) e Agentes Comunitárias de Saúde.
Também faz parte do planejamento mobilizar a Atenção Básica, da Secretaria de Saúde, para que as Agentes Comunitárias façam um levantamento das áreas criticas a fim de repassar aos Vigilantes da Dengue todas as informações coletadas. “Com o recolhimento destes dados, serão tomadas as medidas necessárias para solucionar os problemas nestes locais, além de investigar as denúncias que eventualmente surgem através da própria população após o período de conscientização”, comenta o coordenador do programa Aedes aegypti, do Centro de Controle de Zoonoses, Márcio Rodrigues.
Os veículos de comunicação também serão incentivados a explanar a proposta de conscientização sobre o combate ao mosquito, evitando sua proliferação.

Mobilização em conjunto

Hoje se sabe que o vetor, além de transmitir a dengue, também pode transmitir o Chykungunia e o vírus Zika, que tem causado impacto direto na saúde das regiões infestada pelo mosquito transmissor. Neste contexto, a proposta é trabalhar de forma conjunta, com um período maior de manifestações, e não somente durante o Dia D, com a participação de vários órgãos e repartições com o objetivo de conscientizar a maioria da população.
Esta ação acontece anualmente, sempre no final de novembro, e vem surtindo resultados positivos. Desde que foi implantado o Dia D, Lages realizou ações anuais com panfletagem nas principais vias de acesso da cidade, orientando as pessoas sobre a importância da prevenção. No final de 2015 foi feita uma ação no bairro Guarujá junto com as Agentes Comunitárias de Saúde, onde foram vistoriados os imóveis e residências daquele local, selando assim a parceria junto à Atenção Básica. 

Legenda: Esta ação acontece anualmente, sempre no final de novembro, e vem surtindo resultados positivos. (Fotos: Arquivo)



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...