📷 Foto: Fabrício Furtado
A Igreja e Convento Franciscano São José do Patrocínio é um dos símbolos culturais de Lages. Tem uma história que iniciou em 1915 com Padres Franciscanos que viera da Alemanha. O local foi tombado pela sua importância cultural pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) sob o decreto número 3.462 de 23 de novembro de 2011.
Com o passar do tempo, dois muros do Conventinho inclinaram para frente, no sentido da passagem dos pedestres. A Prefeitura de Lages, Fundação Cultural e Defesa Civil acompanham o processo de restauro que está sendo executado pela direção do Convento São José e por uma comissão de voluntários e colaboradores.
📷 Foto: Fabrício Furtado
Após solicitação da Fundação Cultural, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Lages (COMPDEC) realizou vistoria in loco no dia 6 de fevereiro deste ano. Foi identificada uma trinca em um dos muros que está sendo pressionado por uma taipa de pedra, e a falta de drenagem nos locais.
Segundo o superintendente da FCL, Giba Ronconi, os responsáveis pelo Convento e representantes da comunidade estão bem avançados nos procedimentos. “Nessa semana a Defesa Civil com apoio da Diretran instalou as áreas de proteção nas calçadas, isolando o acesso por questões de segurança. O Convento já tem projeto de restauro e está tomando as providências pertinentes”, informa.
Prefeitura de Lages, Fundação Cultural (FCL) e Defesa Civil acompanham o processo
Texto: Fabrício Furtado
Fonte: Secretaria de Comunicação Social de Lages
Nenhum comentário:
Postar um comentário