O fenômeno ocorre por conta da atuação de uma onda de baixa pressão que atua sobre o estado. Houve registros de deslizamentos de terra, queda de árvore e alagamentos.
A chuva persistente, e que ganhou intensidade nesta sexta-feira (17) em Santa Catarina, gerou estragos em algumas cidades do estado. Houve registros de deslizamentos de terra, queda de árvore e alagamentos.
A Defesa Civil de Santa Catarina informou que há chance de chuva volumosa e temporais até sábado (18). Nas regiões da Grande Florianópolis, Planalto Sul, Vale do Itajaí e Litoral Norte o acumulado pode passar dos 100 milímetros.
O fenômeno ocorre por conta da atuação de uma onda de baixa pressão que deixa o tempo instável em Santa Catarina.
Segundo a Central de Meteorologia na NSC TV, a previsão é de que no sábado ocorra o aparecimento do sol. Por conta disto, as temperaturas também deverão ficar elevadas.
Em Joinville, a Defesa Civil Municipal, informou que nas últimas 12 horas o acumulado de chuva já passou de 50 milímetros. Por causa da chuva, uma casa precisou ser interditada na quinta-feira (16). A família está abrigada na casa de parentes.
O imóvel fica no bairro Petrópolis e foi atingido por um deslizamento. A terra cedeu, derrubou o muro de contenção de concreto e invadiu os quartos da casa. A garagem caiu em cima do carro da família.
"A edificação foi severamente afetada pela queda do muro. Na vistoria, identificamos o desabamento do telhado construído junto à divisa, ruptura das paredes e a movimentação de toda a estrutura", explica o engenheiro Robison Negri, da Defesa Civil de Joinville.
Vale do Itajaí
Em Blumenau a Defesa Civil recebeu três chamados por causa da chuva. Houve o registro de uma queda de árvore na Rua Arnold Hemmer, no bairro Badenfurt. A Guarda de Trânsito esteve no local para desobstruir a estrada.
Um deslizamento de terra em via pública aconteceu na Vila Bromberg. Uma equipe da Defesa Civil também foi deslocada à Rua Amadeu da Luz, no Centro de Blumenau, para uma ocorrência, à princípio, de infiltração.
Em Presidente Getúlio, o volume de chuva acabou alagando um trecho Rua Curt Hering, no Centro da cidade, mas não invadiu nenhum imóvel. A prefeitura informou ainda que uma comunidade no interior está sem acesso por causa da chuva.
Houve registro de alagamentos em dois bairros de Rodeio. Nenhum imóvel foi afetado e os bombeiros não receberam chamados de emergência.
Em Taió, uma barreira caiu na SC-114, próximo à entrada da cidade, e deixou o trânsito parcialmente bloqueado. Houve queda de muro na Rua Padre Eduardo, Centro, e a Rua Francisco Tomazzoni ficou alagada, com cerca de 40cm de água.
Na BR-470, entre Trombudo Central e Agronômica, uma árvore caiu na pista em virtude do temporal. Os bombeiros precisaram ser acionados para fazer a remoção e desobstruir a estrada, que ficou em meia-pista por cerca de 30 minutos.
G1SC
Nenhum comentário:
Postar um comentário