quarta-feira, 29 de setembro de 2021

Registro raro de ‘ave fantasma’ em área urbana é feito em Chapecó


 Bióloga explica que animal deve ter saído para caçar à noite e permaneceu descansando no local durante o dia.

Um registro raro foi feito durante a manhã desta terça-feira (28) em uma escola de Chapecó, no Oeste catarinense. O Urutau, ou ave fantasma, pousou em frente ao ginásio do EEB Marechal Bormann e surpreendeu alunos e professores. (Veja vídeo acima).


O primeiro a ver o animal foi o professor da instituição, Clayton Alves, que conseguiu reconhecer a ave mesmo de longe.


"[A ave] Foi a sensação do dia, pois desperta muita curiosidade por parte dos que contemplam essa raridade da natureza. Não emitiu canto. Foi por acaso que percebemos ela", disse.

A professora de biologia da unidade, Isabel Motter, afirma que estava trabalhando justamente o aspecto de camuflagem dos animais na aula desta terça com a turma do terceiro ano do Ensino Médio. Ela diz que chegou a mencionar o bicho como um dos exemplos para a turma.

"Logo depois a ave apareceu na escola. Os alunos adoraram [ver a ave]", disse Isabel.


Como o animal tem hábitos noturnos, segundo especialistas, confia bastante em sua camuflagem. Até as 17h desta terça o animal permanecia imóvel no local. A expectativa é que durante a manhã desta quarta-feira (29) o animal já tenha desaparecido.


"Acredito que ele provavelmente estava caçando à noite. Mas amanheceu e não deu tempo do animal retornar para o seu local, para a área que ele sempre pousa. E ele acabou ficando na área urbana", disse a professora do curso de Biologia da Unochapecó, Eliara Solange Müller.

Urutau
O Nyctibius griseus, é conhecido pela habilidosa camuflagem e por um canto melancólico. O animal se alimenta de besouros, mariposas, grilos e cigarras durante o voo.

"É uma ave noturna, não é rara, mas é difícil de ver pois se camufla muito. Ela fica parada como se fosse um tronco", explica a professora do curso de Biologia da Unochapecó, Eliara Solange Müller.

Essa animais medem de 35 a 40 centímetros e pesam de 145 a 202 gramas. A ave vive em bordas de florestas, áreas abertas e zonas arbustivas. É incomum, segundo os especialistas, ver este tipo de animal repousar em zonas urbanas é raro.



G1SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...