quarta-feira, 29 de setembro de 2021

Turismo: viagem de Maria Fumaça para este fim de semana já está com os ingressos esgotados


 




O trem turístico fará o roteiro da Coxilha Rica, passeio já consagrado e que agora oferece novas atrações na parte de gastronomia e com a oportunidade de se visitar uma típica fazenda serrana 

Neste final de semana encerram-se os passeios de trem da Maria Fumaça, pela Coxilha Rica, na histórica locomotiva Mallet 204. Já está esgotada a venda de ingressos para estes dois últimos passeios da temporada na de viagem pela Coxilha Rica.

A promoção deste evento turístico é da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), com apoio da Prefeitura de Lages (Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo) e parceria de empresas privadas.

“A ABPF volta à Lages com a promoção Trens Comemorativos, percorrendo roteiro da bela Coxilha Rica. Roteiro integrante do tour que a ABPF promove no Sul do Brasil, o qual inclui o Trem das Termas; o Trem da Serra do Mar (Curitiba-Paranaguá) e o roteiro da Estrada de Ferro Santa Catarina. Por sua vez, o Trem Comemorativo Coxilha Rica se constitui em um atração sensacional, com a histórica locomotiva percorrendo as maravilhosas paisagens dos campos de Lages, cruzando pontes, viaduto e um túnel. É um passeio que já faz parte do calendário turístico de Lages”, destaca o secretário municipal de Desenvolvimento e Turismo, Álvaro Mondadori Júnior.

Belas Paisagens 

No passeio de trem, os passageiros têm o privilégio de apreciarem belíssimas paisagens, em uma região que engloba, intercaladamente (por onde cruza a linha férrea), partes dos territórios municipais de Lages e Capão Alto. Por exemplo, na área onde se encontra a Fazenda Lua Cheia, a qual está integrada neste roteiro turístico, a Maria Fumaça cruza em solo territorial de Capão Alto. E quando o trem chega na “Estação de Escurinho”, destino final da viagem, os passageiros desembarcam em território de Lages.

Assim é a viagem: os passageiros embarcam nos vagões puxados pela locomotiva Mallet 204, às 13h30, na Estação Ferroviária de Lages, percorrendo, a partir daí, 32 quilômetros até chegar no Escurinho, na Coxilha Rica. Ali se dá o desembarque da viagem de ida, onde os viajantes permanecem por cerca de 60 minutos (1 hora), onde podem degustar chopp artesanal e fazerem um lanche (food Truck). Para isso, os consumidores pagam em dinheiro, pois no local não se dá atendimento via cartão de crédito.

A viagem de volta tem a mesma duração da ida, em torno de duas horas corridas. 

Conheça a Mallet 204

A locomotiva, fabricada nos Estados Unidos na década de 1950, é um modelo Mallet 204, sendo a única, até hoje, a permanecer em funcionamento, na América Latina. No Brasil, iguais a esta têm outras duas, porém estas permanecem apenas em exposição (em Tubarão e Rio Negrinho), sem funcionamento efetivo. 

A Mallet 204 mantém suas características originais, já os 13 vagões que ela puxa foram todos reformados e faziam parte de outros trens de passageiros que existiram em várias regiões do Brasil. Assim, o atual trem Maria Fumaça está equipado com banheiros e possui até computador de bordo e pode ser rastreada via satélite. Na primeira viagem, desta temporada de passeios pela Coxilha Rica, ocorrida no sábado (25-09), a locomotiva transportou cerca de 450 passageiros, respeitando-se o devido espaçamento em função das normas sanitárias impostas pela pandemia do novo coronavírus.


https://www.lages.sc.gov.br/noticia-descricao/2818/turismo:-viagem-de-maria-fumaca-para-este-fim-de-semana-ja-esta-com-os-ingressos-esgotados-




Texto: Iran Rosa de Moraes

Fotos: Ary Barbosa e Iran R.M.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...