Uma toninha foi resgatada com vida na Praia Grande, em São Francisco do Sul, no Norte catarinense, por pesquisadores dos projetos de Monitoramento de Praias da Bacia Santos (PMP-BS) e Toninhas do Brasil. O animal, espécie de golfinho ameaçado de extinção, estava enroscado em um pedaço de rede de pesca e foi localizado na manhã de quinta-feira (16).
A fêmea tem 95 centímetros e apresentava sinais de estresse, mas a respiração e batimentos cardíacos estavam estáveis. Após três horas de trabalho com o animal, ele foi solto nas águas calmas da praia de Enseada, na mesma região.
Por causa do tempo e da chuva fraca que não deu tréguas durante o serviço, antes de ser devolvida às águas, a toninha foi batizada de "Garoa”. A toninha é um dos golfinhos mais ameaçados de extinção e salvamentos bem-sucedidos são considerados raros pelos especialistas.
Momento de emoção
Os profissionais que se empenharam no resgate ao golfinho resumiram o momento como emocionante e histórico. Isso porque, desde 2015, esse foi o primeiro atendimento de toninha viva com soltura imediata realizado pelo projeto de monitoramento da Univille.
A coordenadora geral do PMP-BS/Univille, Jenyffer Vierheller, afirmou que a operação envolveu uma logística específica, exigindo rápida mobilização de profissionais e equipamentos. Ela explicou que o principal risco à espécie, que no Brasil está listada como “criticamente em perigo”, é a captura acidental em redes de pesca.
" O salvamento e sucesso desta operação é uma grande vitória. Gratidão a todos os excelentes profissionais envolvidos,” comentou Jenyffer.
G1SC
Nenhum comentário:
Postar um comentário