quarta-feira, 29 de abril de 2015

Coruja é contra a maioridade penal

Maioridade penal
O deputado estadual Fernando Coruja (PMDB) se posicionou contra a diminuição da maioridade penal dizendo que “o assunto é debatido no mundo todo, nos EUA nove estados têm maioridade menor que 18 anos, mas a tendência hoje é aumentar a maioridade”. Ele acrescentou que a redução significará presídio para os adolescentes. “Vai transformar o sujeito com 16 anos em um criminoso em uma prisão comum”, explicou Coruja, aludindo ao fato de que crimes como tráfico de drogas também vão levar menores à cadeia.

Para Coruja, a diminuição da maioridade penal não respeita os princípios da razoabilidade e da proporcionalidade presentes no artigo 5º da Constituição Federal. “A mudança não é necessária, temos outros mecanismos para coibir a violência e penalizar os menores”, argumentou.
Além disso, segundo Coruja, a mudança pode, ao invés de diminuir a violência, aumentá-la. “Diminuiu a violência nos lugares que reduziram a maioridade? Os dados dizem que não”, afirmou, citando em seguida o caso do Texas. “Um estado conservador e que quer mudar a maioridade para 18 anos”, contrapôs Coruja, não descartando, todavia, a redução em casos específicos. “Para crimes violentos”, explicou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...