quarta-feira, 8 de abril de 2015

Urupema sediará 1º Encontro Nacional do Tropeirismo

Reunião no Gabinete do prefeito discutiu programação do evento que acontecerá no mês de maio em Urupema, dentro da programação do Aniversário da Cidade e deverá ser pioneiro no estado de Santa Catarina

O prefeito de Urupema, Amarildo Luiz Gaio, recebeu na última semana, o líder do Projeto Tropeiro Brasil e Presidente do Núcleo de Amigos da Terra e da Água (NATA), Carlos Roberto Solera, a diretora do Museu do Tropeiro de Ipoema - MG, Eleni Cássia Vieira e uma equipe da Prefeitura Municipal para discutir a programação do 1º Encontro Nacional do Tropeirismo (ENAT) que acontecerá de 28 a 30 de maio de 2015, dentro da programação do aniversário de 26 anos da cidade.
O evento contará com palestras, painéis, debates, oficinas, entre outros, com palestrantes e mediadores convidados que virão dos estados de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais e visa contribuir com o levantamento de documentação necessária para buscar o reconhecimento do Tropeiro Brasileiro, como Patrimônio Cultural da Humanidade, pela UNESCO.
Segundo Solera “os palestrantes são convidados especiais, com vasta experiência no tema e que se dedicam a resgatar, promover, divulgar e preservar a cultura do tropeirismo em livros, seminários, cursos, entre outros, o que por si só, justifica a realização de um evento que oportunizará novo momento cultural catarinense e brasileiro”, destacou. 
A realização do ENAT será uma grande oportunidade para discutir o tema Tropeirismo no país, pois, as discussões terão abrangência de caráter social, cultural e econômica em nível local, regional, estadual e nacional.
Para o Prefeito Amarildo Gaio, o evento vai contribuir para o fortalecimento dessa cultura que é tão forte no país e precisa ser valorizada e divulgada “Todos os tropeiros estão convidados a se concentrar em Urupema, pois sem dúvidas será um grande marco na história do tropeirismo brasileiro.”, disse Gaio.
O ENAT é uma realização do Projeto Tropeiro Brasil desenvolvido pelo Núcleo de Amigos da Terra e Água (NATA) e terá o apoio da Prefeitura Municipal, além de outras instituições como IFSC e o comércio local.
Marília Oliveira
AA/Prefeitura de Urupema
(49) 9176-9892


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...