terça-feira, 22 de outubro de 2013

Mais de 815 vagas oferecidas em 2013 pelo Pronatec em Lages
Podem participar dos cursos o público beneficiário do Bolsa-Família, CadÚnico e, caso haja vagas remanescentes, qualquer outro pretendente, na faixa etária de 16 a 59 anos
Idealizado pelo governo federal com o propósito de oportunizar trabalho, renda e independência financeira através da formação profissional às famílias vulneravelmente atingidas de forma econômica e social, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec), supervisionado pelo Ministério da Educação (MEC), oferecerá mais de 815 vagas durante todo o ano de 2013 em Lages.
Em andamento estão as aulas dos cursos para auxiliar administrativo, balconista de farmácia, mecânico de máquina de costura, vendedor, operador de teleatendimento, operador de empilhadeira, desenhista mecânico, operador de máquinas de costura industrial, auxiliar de pessoal, garçom, fresador mecânico, pintor de automóveis e eletricista de automóveis. O curso de torneiro mecânico iniciará em novembro, segundo a agente administrativa do Pronatec, Jane Franciele da Silva.
As inscrições são realizadas na sede do CadÚnico, na rua Correia Pinto, mesmo prédio do programa Bolsa-Família; na Secretaria de Assistência Social, e nas unidades dos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) dos bairros Popular, Centenário, Penha, Tributo, Santa Mônica e Núcleo de Atendimento no Bela Vista. O número do CadÚnico, para dirimir dúvidas, é 3223-9584.
Segundo a coordenadora da Central de Cadastro Único (CadÚnico) de Lages, Anny Pellizzaro Pereira, podem participar dos cursos o público beneficiário do Bolsa-Família, CadÚnico e, caso haja vagas remanescentes, qualquer outro pretendente, com idade entre 16 a 59 anos. “Os alunos têm acesso gratuito, e direito a lanche e transporte também de graça”, acrescenta 
Ensinamentos humanizados
Do conteúdo programático, posto em prática nas instituições ofertantes dos cursos - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e Instituto Federal de Santa Catarina (Ifsc) - trabalha-se as formações pessoal e profissional, conhecimentos em áreas específicas, habilidades, atitudes e valores.
São visados, inclusive, a promoção do trabalho em equipe, carreira pessoal e profissional, comunicação verbal e não verbal, aliando-os com a prática em sala de aula por meio de simulações e dramatização. “São lições levadas para o dia a dia dentro de casa, na escola, entre os amigos, e não somente dizem respeito às relações profissionais, dentro das empresas. No Pronatec eles aprendem e aperfeiçoam conceitos, acima de tudo, de humanidade e respeito aos próximos”, diz Anny.
Muitos já conseguem oportunidades ainda no decorrer do curso, estimulando os colegas. “A evasão está dentro do razoável e os cursos sendo concluídos com mais de 60% da turma”, aponta a coordenadora do CadÚnico. Há parcerias com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), além do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e Fundação Carlos Joffre do Amaral, as quais comunicam quando necessitam de estagiários de cursos técnicos.
Samt solicita kits de artesanato à Fundação Nova Vida
Dos 59 bairros atendidos pela Associação de Assistência Social, Trabalho e Cidadania, 53 realizam atividades de artesanato. O restante recebe qualificação profissional em costura
Em visita recente à capital do Estado, a presidenta da Associação de Assistência Social, Trabalho e Cidadania (Samt), Rosa Abou Hatem, entregou ofício à Fundação Nova Vida formalizando o pedido de doação de kits compostos por itens a serem utilizados durante as aulas de artesanato do projeto Ciranda em Lages.
A Fundação Nova tem na presidência Joaquim Coelho Lemos. A primeira-dama do Estado, Maria Angélica Ribeiro Colombo, é presidenta de honra. “Ela nos recebeu várias vezes em Florianópolis e sinalizou ajuda por entender imprescindível a atuação da Samt junto aos bairros, com qualificação profissional e levando em conta a contribuição financeira que as mulheres envolvidas proporcionam em seus lares”, analisa Rosa.
A Fundação Nova Vida recebe produtos apreendidos pela Receita Federal e repassa às instituições. Este ano, a Samt obteve 150 quilos de feijão branco, doados para a Associação de Moradores do bairro Santa Clara, mais precisamente ao “sopão” realizado por voluntários, semanalmente, privilegiando famílias carentes da região, e também entregue às três unidades do Abrigo Municipal Menino Jesus, no Guarujá (unidades I e II) e Santo Antonio (III).
Dos 59 bairros atendidos pela Samt, 53 realizam atividades de artesanato. O restante recebe qualificação profissional em costura. Somando-se todas as pessoas beneficiadas pelo Ciranda e cursos de costura, chega-se perto de 1.800 mulheres. “Estamos em constante contato com a Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, buscando recursos através de projetos que elevem a autoestima das lageanas na cidade e no interior, promovendo a movimentação do município e tornando essas mulheres mais felizes”, destaca Rosa.
Caça enfrenta o Krona em Joinville
No jogo em Lages, no dia 4 de junho, no primeiro turno, deu empate por 2 a 2
O Caça e Tiro/Honolulu/FME Lages terá dois jogos seguidos fora de casa num espaço de 24 horas pela Divisão Especial de Futsal. Segundo a tabela publicada pela Federação Catarinense de Futebol de Salão, nesta terça-feira (22), às 20h15min, entra em quadra no ginásio Centreventos Cau Hansen, em Joinville, para enfrentar o Krona Futsal. No dia seguinte, no mesmo horário, na vizinha Jaraguá do Sul, confronta o CSM/Pré-Fabricar/Mannes/FME, na Arena Jaraguá.
De volta a Lages, no dia 29 (uma terça-feira), às 20h15min, no Jones Minosso, terá pela frente a ADU Futsal, e no dia 7 de novembro (uma quinta-feira) encara o Passarela/Águia Seguros/IACC/Unimed/Umbro/Concórdia. Depois a sequência é fora de casa: ADHering/FMD Blumenau, dia 9; Rio do Sul, dia 12; e Chapecoense, dia 14.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...