"Quando a equipe percebeu que havia diminuído a pressão, localizaram a fonte do problema e, com um trabalho preventivo evitou outros danos, pois havia o risco de a tubulação estourar, aí os problemas seriam maiores.” Wolnei Constante
Apesar de todos os transtornos causados pelo rompimento da uma tubulação de 400 milímetros, localizada entre a rua Coronel Córdova e a avenida Belizário Ramos (Carahá), no sábado (26) e domingo (27), a equipe da Secretaria Municipal de Águas e Saneamento (Semasa) resolveu o problema em tempo ágil e o abastecimento foi restabelecido.
Os serviços aconteceram dentro do prazo estimado de 20 horas; durante esse período, os bairros Copacabana, Santa Helena, Petrópolis, Centro e a parte alta do município ficaram com o abastecimento comprometido.
De acordo com o secretário interino da Semasa e chefe de Gabinete do prefeito Elizeu Mattos, José Wolnei Constante, o problema foi devido à vazão de água na adutora. “Quando a equipe percebeu que havia diminuído a pressão, localizaram a fonte do problema e, com um trabalho preventivo evitou outros danos, pois havia o risco de a tubulação estourar, aí os problemas seriam maiores”, explica.
O abastecimento está normalizado, porém, dependendo da região do município, a pressão pode ainda estar abaixo do esperado. “A equipe trabalhou firme e, mesmo com todas as dificuldades, o problema foi descoberto e resolvido de maneira rápida e o abastecimento restabelecido de maneira gradativa”, diz Wolnei.
Como a adutora é muito antiga, parte da tubulação foi substituída para evitar novos transtornos. “Os trabalhos da Viaplan, empresa terceirizada da Prefeitura de Lages, foi fundamental para o sucesso dos trabalhos”, enfatiza.
O secretário ainda explica que, mesmo com a fragilidade do sistema, os investimentos na rede estão acontecendo. “Estamos pensando na melhoria da estrutura de abastecimento; investimentos de caráter emergencial foram efetuados para amenizar o problema de falta de água durante o verão”, reitera.
Nenhum comentário:
Postar um comentário