quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Matérias mescladas

Domingo tem feira de adoção do Zoonoses
Estarão disponíveis para adoção 18 cães adultos, entre machos e fêmeas de portes pequeno, médio e grande; os animais foram castrados, microchipados, vermifugados e desverminados
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Lages realiza neste domingo (27) sua primeira feira de adoção de cães, a partir das 9h, na praça Joca Neves. Em caso de chuva uma nova data será marcada. Esta é uma parceria com o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) que, na mesma ocasião, promove a terceira edição do Estação Bike. “Essa interação entre os setores da Secretaria de Saúde só faz aumentar o número de participantes. Além da promoção à atividade física, divulgaremos o trabalho do CCZ”, explica o coordenador do Centro de Controle de Zoonoses, Bruno Hartmann.
Estarão disponíveis para adoção 18 cães adultos, entre machos e fêmeas de portes pequeno, médio e grande; os animais foram castrados, microchipados, vermifugados e desverminados. “Foram recolhidos das ruas e agora estão aptos para ganhar um novo lar; selecionamos os mais dóceis e de fácil convívio”, destaca. A feira será ainda uma boa oportunidade para levar seu animal de estimação (gato ou cão) para microchipagem e receber a dose de vacina antirrábica. “Disponibilizamos cem doses; os primeiros animais entre adotados ou que estiverem na praça receberão a medicação”, afirma.
A intenção é fazer da feira um evento corriqueiro. “O recolhimento de animais domésticos não é o principal trabalho do Centro de Zoonoses, porém é uma ação importante visto a quantidade de cães abandonados no município”, explica. Para a adoção no domingo é necessário ser maior de 18 anos, levar carteira de identidade (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF) e comprovante de residência.
Adoção é gratuita
Estão hoje no canil do CCZ cerca de 50 cães sem raça definida e para evitar a lotação, adoções esporádicas são feitas na sede do órgão. “Quando é recolhido tratamos sua saúde e o deixamos apto para ser adotado; o número de pessoas que se interessa é satisfatório. Todo o processo é gratuito. O amor e companheirismo de um cão ‘vira-lata’ não tem preço”, diz. Quem desejar levar para casa um animal, não podendo comparecer à feira, basta se dirigir ao Centro de Controle de Zoonoses, de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h, na rua Anibal Afonso Ataíde, 1300, bairro tributo.
Principal atividade do CCZ
O órgão é responsável pelo controle e prevenção de doenças causadas por animais e que possam acometer o ser humano. Assim, qualquer animal que possua alguma sintomatologia nervosa, que tenha sido atropelado ou acometido pela sarna, por exemplo, é resgatado pela equipe. Além disso, o CCZ cuida do controle de animais sinantrópicos e peçonhentos como cobras, aranhas, ratos, pombos, pulgas, carrapatos, escorpiões e faz o combate a dengue.
Operação tapa-buraco segue cronograma e atende mais bairros
Recentemente foi concluída a recuperação de uma série de ruas que constavam no relatório da Defesa Civil após o período de chuvas intensas no último mês. Foram utilizados aproximadamente R$ 300 mil para realizar o trabalho
Desde o início do ano a operação tapa-buraco, desencadeada pela Secretaria de Infraestrutura, atende vários bairros em todos os cantos da cidade. Para garantir a celeridade do processo, duas equipes foram disponibilizadas, sendo uma própria da prefeitura e outra de empresa terceirizada. Seguindo o cronograma de prioridades, nesta semana havia duas frentes de trabalho. Uma no São Cristóvão, atendendo ruas como Bahia e Piauí e outra iniciou os trabalhos no Santa Helena, na Matheus Junqueira, uma das principais vias do bairro, que encontrava-se bastante esburacada.
O secretário Joel Netto Momm lamenta que os dias de chuva tenham atrapalhado o andamento dos serviços. Está previsto ainda a operação na região da Área Industrial – ruas Dr. João Pedro Arruda e Soli Reis. Também serão atendidas a Frei Rogério, no Centro, e a Zeca Neves, que faz conexão com a avenida Presidente Vargas. Recentemente foi concluída a recuperação de uma série de ruas que constavam no relatório da Defesa Civil após o período de chuvas intensas no último mês. Foram utilizados aproximadamente R$ 300 mil para realizar o trabalho.
Encontro Estadual de Brigadas de Emergência será em Lages
Segundo o subtenente Valdemar Candido da Silva, a cidade se destaca no cenário catarinense nas questões relacionadas com a segurança, técnicas de prevenção, combate aos incêndios, primeiros socorros, emergências e salvamentos
A Associação Serrana de Brigadistas (Asbri) promove nesta sexta-feira (25), às 20h, na sede da entidade, situada na rua Amazonas, ao lado do nº 582, no bairro São Cristóvão, o lançamento do III Encontro Estadual de Brigadas de Emergência e do Workshop de Emergências Cardíacas e Situações Especiais de Suporte Básico de Vida, ministrado pelo professor Waltecir Lopes, eventos que serão realizados em Lages no dia 23 de novembro, na Pousada Rural do Sesc.
Segundo o subtenente Valdemar Candido da Silva, presidente da Asbri, Lages se destaca no cenário catarinense nas questões relacionadas com a segurança, técnicas de prevenção, combate aos incêndios, primeiros socorros, emergências e salvamentos. “Essa cultura preventiva assegura uma maior tranquilidade para a população e serve de referência para as demais Brigadas de Emergência de Santa Catarina. Ao mesmo tempo, serve de credencial para sediarmos um evento que reunirá cerca de 500 brigadistas de todo o Estado”, concluiu. O evento tem o apoio da Prefeitura de Lages.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...