Algumas
das principais lombadas eletrônicas e semáforos do perímetro urbano de Lages
estão passando por uma averiguação de suas condições favoráveis de
funcionamento, em atendimento às normas específicas. O serviço está sendo
efetuado pelo Grupo Aliança, de Blumenau, prestadora de assistência técnica, em
serviço de conformidade ao Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e
Tecnologia (Inmetro). O aparelho utilizado neste trabalho denomina-se
cronotacômetro ou cronotacógrafo.
Nesta
segunda-feira (4), os técnicos em atividades de fiscalização aferiram as
velocidades registradas pela lombada eletrônica situada na avenida Santa
Catarina, bairro Santo Antônio, em direção ao Conte.
Para
esta terça (5) estão programadas, a partir das 8h, as conferências de
dispositivos com visória de rotina na avenida Presidente Vargas, na altura do
número 2.000 e avenida Dom Pedro II no número 3.270. Na quarta (6), às 8h, deve
começar a verificação do mecanismo eletrônico situado na avenida Luís de Camões
(Coral), número 1.975; na avenida Belizário Ramos (Carahá), número 2.245, e no
cruzamento da avenida Carahá e rua Frei Gabriel. As áreas concernentes a esta
atividade são devidamente interditadas para proporcionar segurança aos
motoristas.
O
gerente na Diretoria de Trânsito (Diretran), Rogério Juary Gonçalves de
Almeida, explica que todo equipamento eletrônico tem de ser aferido uma vez por
ano pelo Inmetro. “Para ser visto se o funcionamento e desempenho estão em bom
estado. Os técnicos passam com o veículo diversas vezes, com velocidades
diferentes em cada uma delas, e conferem se a marca do aparelho condiz com a
aparente no velocímetro. Passam a 30, 40, 60, 80 quilômetros por hora. Há um
equipamento específico e apropriado para esta tarefa”, complementa.
Como o serviço procede
Os
aparelhos passam por testes, sendo que o próprio veículo do Inmetro, com a
devida caracterização e identificação de fiscalização em suas placas, passa
pelas lombadas de ambos os lados com diversas variáveis de velocidade na via.
Quando se trata da primeira vez de testes, em novas lombadas, o veículo passa
cerca de 20 vezes pela lombada. As anotações são repassadas ao sistema do
Inmetro, quando é lançada toda documentação em seu sistema, com emissão de
laudos e certificados. Quando já não é a primeira vez, após, a cada um ano,
passa cinco vezes em testes obrigatórios e de rotina para ajustes de eventuais
problemas.
Passo a passo
A
medição das velocidades é realizada a partir de um aparelho denominado
cronotacômetro ou cronotacógrafo, instalado no próprio veículo prestador de
serviço do Inmetro, sendo que a constatação da velocidade acontece no instante
em que o veículo passa por cima dos dois laços indutivos, que são desenhos
sobre o a via. Ao rodar sobre os laços, é gerado um pulso eletromagnético,
captado pelo radar, mecanismo que entende a velocidade cujo veículo passou.
Quando passa pelo primeiro laço (são dois em cada mão de via) começa a ser
calculado o tempo que o veículo levou para atravessar o segundo laço, com a
velocidade, calculando-se também a sua velocidade. No momento em que passa no
segundo laço indutivo a velocidade é congelada e registrada no dispositivo
indicador que todos conhecem. Os laços estão a cerca de 40 metros do
dispositivo indicador. Ao contrário do que grande parte dos motoristas imagina,
a velocidade é constatada já desta distância, e não bem em frente à lombada.
Margens
Ao
efetuar a verificação in loco nas pistas, percebe-se
uma margem de medição por parte da empresa responsável pelas lombadas
eletrônicas, que é de cinco quilômetros por hora. Já a legislação do Código de
Trânsito Brasileiro (CTB) dá a margem de sete quilômetros por hora marcados no
dispositivo da lombada. Ou seja, no caso da Duque, por exemplo, a regra é de
40, porém, o tolerável é 47 quilômetros por hora. Acima disto, a imprudência
gera multa ao proprietário do veículo/condutor por conta do excesso. No caso da
Duque, onde se deve passar em até 40 por hora na lombada, se o motorista
passar em 48, por exemplo, matematicamente o número volta para 41, sendo
constatada infração média em que pese multa de R$ 85,12 e quatro pontos na
Carteira Nacional de Habilitação (CNH) por ser constatado excesso do limite em
até 20%. São três os pontos de infração: em até 20% sobre a velocidade
permitida; entre 20% e 50%, e acima de 50%.
O que é
O
cronotacógrafo é um instrumento ou conjunto de instrumentos destinado a indicar
e registrar, de forma simultânea, inalterável e instantânea, a velocidade e a
distância percorrida pelo veículo, em função do tempo decorrido assim como os
parâmetros relacionados com o condutor do veículo, tais como o tempo de
trabalho e os tempos de parada e de direção. Este procedimento estabelece uma
operação otimizada no intuito de se obter resultados dos ensaios em um
cronotacógrafo “in situ”.
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