sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Câmara sugere implantação de atendimento pré- hospitalar na Companhia de Aviação da PM em Lages


Os vereadores aprovaram na sessão de segunda-feira (18) a moção legislativa 240/2017, que reivindica ao governo do estado providências para implantação do projeto de suporte avançado em atendimento pré-hospitalar na Companhia de Aviação da Polícia Militar, instalada em Lages, com disponibilização de um médico para desempenhar funções nas operações diárias.
Autor da proposição, o vereador Mauricio Batalha Machado (PPS) explica que quando o helicóptero da PM, o Águia 04, necessita de apoio de um profissional médico, a Central de Regulação de Emergências do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) é acionada e um médico é disponibilizado para realizar atendimento ou acompanhar no deslocamento. Entretanto, essa situação acaba deixando o quadro de profissionais da região de Lages ou São Joaquim, área de circunscrição do Batalhão de Aviação, reduzido para realização dos demais atendimentos.
“Nas cidades de Joinville e Florianópolis isso já acontece, então a ideia é que um médico seja contratado das 7h30min até às 19h30min e permaneça a disposição da aeronave para realizar esses atendimentos, a fim de garantir plena efetividade aos serviços de atendimento pré-hospitalar da Companhia de Aviação em Lages”, enfatizou o vereador. O documento ainda aponta que nos últimos 12 meses o Águia 04 de Lages atendeu 123 missões envolvendo atendimento pré-hospitalar, missões de misericórdia, transporte inter-hospitalar, resgates e salvamentos, além de atendimentos de transporte de órgãos, com um total de 66 pessoas atendidas.
A reivindicação será encaminhada para análise do governador do estado, Raimundo Colombo (PSD), ao secretário estadual de Segurança Pública, César Augusto Grubba, e ao secretário estadual da Saúde, Vicente Caropreso. “Devido a disponibilidade, mobilidade e capacidade estrutural do Águia 04 nota-se que essa estrutura pode ser incrementada com prestação de um serviço de atendimentos a urgências através de suporte avançado à vida, isso em parceria com o BAPM e o SAMU, o que trará maior efetividade na prestação dos serviços de saúde na região”, salientou o autor da matéria.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...