segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Lages participa da Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização

O objetivo é estimular pais de crianças e adolescentes menores de 15 anos a atualizar a carteirinha de vacinação
Começou nesta segunda-feira (11) e segue até o dia 22 de setembro, a Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização de Carteira de Vacinação. Além das vacinas de rotina, o objetivo da campanha é resgatar os não vacinados e completar esquemas de vacinação, para atualizar a caderneta das crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade (14 anos 11 meses e 29 dias), de acordo com o Calendário de Nacional de Vacinação.
Em Lages, segundo Juliana Barbosa Vieira, coordenadora de Imunização, da Vigilância Epidemiológica, será realizada uma busca ativa para a aplicação da segunda dose da vacina da gripe (Influenza) em crianças com idade, entre seis meses até menores de cinco anos. Na primeira fase da campanha, em abril, foram aplicadas 3.600 doses. Já a segunda dose, que deveria ser aplicada em maio, apenas 1.200 crianças retornaram. “O que nos preocupa é que essas crianças que não receberam a segunda dose, não ficarão imunizadas”, alerta Juliana.
Quem não estiver com a carteirinha em dia, pode comparecer a Central de Vacinação, que fica junto à Vigilância Epidemiológica, ou a uma das salas de vacinação das Unidades Básica de Saúde, para que o esquema vacinal seja atualizado. O dia D da Campanha, será no próximo sábado (16), quando as salas de vacinação e a Central estarão abertas para realizar as imunizações. Mas não esqueça de levar a caderneta de vacinação!
Vacinas disponíveis para crianças menores de 7 anos:
BCG, Hepatite B, VIP, VOPb, rotavírus humano, pneumocócica 10 valente, Meningocócica C conjugada, febre amarela, tríplice viral, tetra viral ou tríplice viral + varicela (atenuada), DTP, Hepatite A, e varicela.
Vacinas disponíveis para crianças e adolescentes entre 7 e 15 anos:
Hepatite B, febre amarela, tríplice viral, dT, dTpa, Meningocócica C conjugada, HPV e varicela.
Saiba mais sobre os imunizantes oferecidos:
BCG - A imunização contra a tuberculose é oferecida ao nascer, mas ela também está disponível a crianças de até cinco anos que não tomaram a vacina.
Hepatite B - O imunizante é administrado no nascimento. Crianças não vacinadas, no entanto, podem tomar a vacina até um mês de idade.
HPV: A vacina contra o papiloma vírus humano é administrada nas meninas de nove anos e nas adolescentes de 10 a 14 anos. Já nos meninos, o imunizante é administrado em adolescentes de 11 a 14 anos. São administradas duas doses, com intervalo de seis meses entre elas.
Penta - A vacina une a tetravalente (contra a difteria, tétano, coqueluche e meningite) com a imunização contra a hepatite B. É oferecida a crianças entre 2 meses e 7 anos em três doses (com intervalo de dois meses entre cada uma).
VIP - A Vacina Inativada da Poliomielite (VIP) é oferecida a crianças entre 2 meses e cinco anos. Cada criança toma três doses da vacina (com intervalo de dois meses entre cada dose).
VOPb - A Vacina Oral da Poliomielite Bivalente é oferecida a crianças entre 2 meses e cinco anos de idade. Cada criança toma três doses da vacina (com intervalo de dois meses entre cada dose).
Rotavírus humano - Podem receber a vacina crianças com idade a partir de um mês e 15 dias. Cada criança recebe duas doses (com intervalo de dois meses entre cada uma).
Pneumocócica 10 valente - A vacina pneumocócica conjugada 10-valente (VPC10) previne cerca de 70% das doenças graves (pneumonia, meningite, otite) em crianças, causadas por dez sorotipos de pneumococos, segundo a Sociedade Brasileira de Imunizações. Crianças a partir dos dois meses de idade devem receber duas doses desta vacina com intervalo de 60 dias entre elas e uma dose de reforço, preferencialmente aos 12 meses de idade.
Meningocócica C conjugada - A vacina protege contra doenças causadas pelo meningococo C (como a meningite). Crianças a partir dos três meses de idade devem receber duas doses desta vacina com intervalo de 60 dias entre elas e uma dose de reforço, preferencialmente aos 12 meses de idade.
Febre amarela - A vacina é oferecida a crianças a partir de nove meses de idade, residentes ou viajantes nas áreas com recomendação de vacinação.
Tríplice viral - A vacina contra sarampo, caxumba e rubéola é oferecida a crianças a partir de um ano de idade. Já a segunda dose, é administrada aos 1 meses de idade.
Tetra viral ou tríplice viral + varicela (atenuada): As crianças devem receber uma dose da vacina tetra viral entre 15 meses e quatro anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias), desde que já tenham recebido a 1ª dose da vacina tríplice viral.
DTP - A vacina tríplice bacteriana previne difteria, tétano e coqueluche e é administrada em duas doses: a primeira, aos 15 meses; e a segunda, aos 4 anos.
Hepatite A - Crianças de 15 meses a 23 meses de idade devem receber uma dose dessa vacina



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...