quarta-feira, 13 de abril de 2016

Acesso à documentação básica é garantido aos pequenos cidadãos

“Assim que uma nova criança chega para nossos cuidados, tratamos de providenciar a documentação, tão importante para a vida em sociedade, e contar com os serviços do Balcão na nossa unidade facilita, atendendo todos os acolhidos de uma só vez.”Ana Paula Garcia
Exercendo seu papel de promoção à cidadania, a equipe do Balcão Cidadão mais uma vez saiu do prédio onde a sede está localizada para ir ao encontro dos anseios da comunidade. Na tarde desta terça-feira (12) esteve no Abrigo Municipal Menino Jesus, no bairro Guarujá, para a confecção de cerca de 30 Carteiras de Identidade (Registro Geral, RG) e Cadastros de Pessoa Física (CPFs)dos acolhidos.
Esta não é a primeira vez que o Balcão, além das atividades abertas às comunidades dos bairros, comparece ao abrigo e isso se deve pelo fato da grande rotatividade de acolhimento, ou seja, as crianças e adolescentes passam por um processo de transição no Menino Jesus. A maioria é reinserida no ambiente familiar ou encaminhada para adoção, abrindo espaço para que outras crianças sejam acolhidas.
Segundo a secretáriaexecutiva do Balcão Cidadão, Arlete Pessatti, esse é um esforço que toda a equipe está empenhada em executar. “Toda criança e adolescente precisam ter acesso ao direito de cidadão e a confecção desses documentos básicos reitera o nosso compromisso enquanto gestores públicos”, afirma.
Atualmente, as três unidades do abrigo municipal, duas no Guarujá e uma no bairro Santo Antônio, atendem cerca de 30 crianças e adolescentes de 0 a 18 anos incompletos. Os abrigados mantêm rotina diária de atividades escolares, além de extraescolares como aulas de balé, futebol e cursos de informática e de preparo para o mercado de trabalho.
Para a coordenadora da Unidade 2, Ana Paula Garcia,o deslocamento de servidores do Balcão até a instituiçãootimiza o trabalho daequipe do abrigo. “Assim que uma nova criança chega para nossos cuidados, tratamos de providenciar a documentação, tão importante para a vida em sociedade, e contarcom os serviços do Balcão na nossa unidade facilita, atendendo todos os acolhidos de uma só vez”, explica.
Legenda: Atualmente, as três unidades do abrigo municipal, duas no Guarujá e uma no bairro Santo Antônio, atendem cerca de 30 crianças e adolescentes de 0 a 18 anos incompletos (Foto: Marcio Avila)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...