Focada
na meta de reduzir até 2020, em 50% dos índices de acidentes fatais no trecho
sob concessão da BR-116, a Autopista Planalto Sul – Arteris apresentou na tarde
desta segunda-feira (19) em Lages, um balanço que indica a necessidade de
duplicação da rodovia como o principal meio de conter as mortes por acidentes.
No Paraná, em trecho duplicado o número de acidentes reduziu em 52,2% entre
novembro de 2013 a setembro desse ano.
“De 46 óbitos registrados entre janeiro de 2011 a outubro de 2013,
caiu para 22 óbitos em colisões frontais de novembro de 2014 até este mês
setembro”, revelou o superintendente da concessionária, Antônio César Ribas
Sass. Acompanhado da equipe técnica da Autopista Planalto Sul, ele apresentou
várias obras de melhorias já executadas e em curso para melhorar a segurança e
a trafegabilidade da rodovia.
Quilômetros prioritários
César Sass disse que foram estudados 380 quilômetros de rodovia a
ser duplicada, mas o viabilizado foi apenas 270 quilômetros. “A bandeira da
necessidade de duplicação é uma bandeira de associações de municípios como
Amures, Amurc e Amplanorte. E o objetivo é melhorar a mobilidade e conter os
acidentes”, justificou o superintendente da Autopista Planalto Sul.
Dos 270 quilômetros viabilizados, foram definidos 98 quilômetros
como prioritários e falta apenas autorização federal para executar o projeto
executivo. “Isso significa redução do número de acidentes e de óbitos na
rodovia”, afirmou. Em 2014, a concessionária fechou o ano com 92 acidentes com
vítimas fatais. Ano passado foram 57 óbitos e este ano, a previsão é não
ultrapassar 53 vítimas fatais.
Redução de
Acidentes
Os dados da concessionária apontam que reduziu o número de
acidentes, mas a violência dos impactos é que preocupa, especialmente as
colisões frontais. As ações da Autopista Planalto Sul são coordenadas pelo
GERAR - Grupo Estratégico para Redução de Acidentes, que reúne as principais
áreas da concessionária para analisar pontos críticos e os acidentes que
ocorreram, propondo medidas corretivas e preventivas nestes locais.
Correções na rodovia, implantação de passarela, delineadores em
curvas, redutores de velocidade, fechamento de acessos irregulares/retorno, são
medidas frequentes adotadas pela concessionária. Mas que poderiam se somar à
duplicação como uma medida eficiente para conter as mortes e permitir mais
mobilidade e segurança aos usuários.
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