terça-feira, 20 de setembro de 2016

Duplicação é a solução para reduzir acidentes fatais na BR-116

Focada na meta de reduzir até 2020, em 50% dos índices de acidentes fatais no trecho sob concessão da BR-116, a Autopista Planalto Sul – Arteris apresentou na tarde desta segunda-feira (19) em Lages, um balanço que indica a necessidade de duplicação da rodovia como o principal meio de conter as mortes por acidentes. No Paraná, em trecho duplicado o número de acidentes reduziu em 52,2% entre novembro de 2013 a setembro desse ano.
“De 46 óbitos registrados entre janeiro de 2011 a outubro de 2013, caiu para 22 óbitos em colisões frontais de novembro de 2014 até este mês setembro”, revelou o superintendente da concessionária, Antônio César Ribas Sass. Acompanhado da equipe técnica da Autopista Planalto Sul, ele apresentou várias obras de melhorias já executadas e em curso para melhorar a segurança e a trafegabilidade da rodovia.

Quilômetros prioritários


César Sass disse que foram estudados 380 quilômetros de rodovia a ser duplicada, mas o viabilizado foi apenas 270 quilômetros. “A bandeira da necessidade de duplicação é uma bandeira de associações de municípios como Amures, Amurc e Amplanorte. E o objetivo é melhorar a mobilidade e conter os acidentes”, justificou o superintendente da Autopista Planalto Sul.
Dos 270 quilômetros viabilizados, foram definidos 98 quilômetros como prioritários e falta apenas autorização federal para executar o projeto executivo. “Isso significa redução do número de acidentes e de óbitos na rodovia”, afirmou. Em 2014, a concessionária fechou o ano com 92 acidentes com vítimas fatais. Ano passado foram 57 óbitos e este ano, a previsão é não ultrapassar 53 vítimas fatais.

Redução de Acidentes

Os dados da concessionária apontam que reduziu o número de acidentes, mas a violência dos impactos é que preocupa, especialmente as colisões frontais. As ações da Autopista Planalto Sul são coordenadas pelo GERAR - Grupo Estratégico para Redução de Acidentes, que reúne as principais áreas da concessionária para analisar pontos críticos e os acidentes que ocorreram, propondo medidas corretivas e preventivas nestes locais.
Correções na rodovia, implantação de passarela, delineadores em curvas, redutores de velocidade, fechamento de acessos irregulares/retorno, são medidas frequentes adotadas pela concessionária. Mas que poderiam se somar à duplicação como uma medida eficiente para conter as mortes e permitir mais mobilidade e segurança aos usuários.


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