sexta-feira, 17 de julho de 2020

Novo reservatório de água aumentará em 33% a capacidade de armazenamento em Lages



O prefeito Antonio Ceron, juntamente com o vice Juliano Polese, e os secretários da Semasa e de Planejamento e Obras, Jurandi Agustini e João Alberto Duarte, respectivamente, estiveram na manhã desta sexta-feira (17 de julho) no bairro Morro do Posto acompanhando o início das obras de construção do novo Reservatório número 1 (R1), da Semasa.



Nesta manhã iniciaram as obras de concretagem do R1, uma obra com investimentos da ordem de R$ 3 milhões (recursos próprios da Semasa), que possibilitará aumento de 33% na capacidade de armazenamento de água potável. Depois de pronto o R1 irá armazenar 6 milhões de litros de água.



O novo reservatório compreende infraestrutura de concreto, em forma circular e com paredes de 10 metros de altura, a qual comportará um tanque metálico capaz de armazenar 6 mil metros cúbicos de água tratada, suficiente para abastecer a área central da cidade. A empresa que está construindo o novo R1 é a SM7 Engenharia Tecnologia e Importação - Tanks BR.


“É um investimento muito importante que garantirá maior segurança na questão do armazenamento e distribuição de água potável à população. Trata-se de uma obra onde estão sendo investidos recursos próprios da Semasa e que ficará pronta ainda neste ano de 2020”, destaca o prefeito Antonio Ceron.

O secretário da Semana, Jurandi Agustini, diz que o antigo reservatório R1 passará por obras de manutenção e continuará operando mesmo depois da entrada em funcionamento da nova estrutura.



Há previsão de que em breve seja implantado mais um reservatório de seis mil metros cúbicos na região do bairro Guarujá. “É um dos bairros mais populosos e a cidade está crescendo consideravelmente naquela região urbana, por isso sentimos a necessidade de mais um reservatório lá”, explica o secretário.

Também já está em licitação a aquisição de mais três bombas submersas para captação de água, que apresentarão um melhor resultado, com menos gasto com energia elétrica e mais eficácia para bombear a água. “Estas bombas terão capacidade de bombear cerca de mil litros por segundo, sendo que as antigas operam com 300 litros por segundo. Será um avanço na captação de água bruta. Nossa meta agora é se dedicar na manutenção das redes e evitar o desperdício”, conclui Jurandi.


Colaboração de Aline Tives
Fotos: Iran Rosa de Moraes
Fonte: Prefeitura de Lages

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...