sexta-feira, 19 de março de 2021

Atendimentos pediátricos da UPA 24 Horas passarão a ser realizados temporariamente no Hospital Seara do Bem.


 A parceria foi formalizada através de um Termo de Compromisso. Mudança passa a valer a partir de segunda-feira (22) e permitirá a abertura de novos leitos de enfermaria Covid-19

A Prefeitura de Lages, por meio da Secretaria Municipal da Saúde comunica que a partir de segunda-feira (22 de março), haverá uma importante alteração no fluxo de atendimentos na Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas (UPA), localizada no bairro Universitário.


Por conta do atual cenário da pandemia da Covid-19, o serviço de atendimento pediátrico que desde janeiro de 2020 vinha ocorrendo no local, migrará temporariamente para o Hospital Seara do Bem. A exceção serão os procedimentos odontológicos. A mudança ocorre para abertura de 10 novos leitos de enfermaria adulto Covid-19 que serão instalados em um setor isolado na UPA 24 Horas. A parceria foi formalizada por meio de um Termo de Compromisso assinado na tarde desta quinta-feira (18).


O secretário municipal da Saúde Claiton Camargo de Souza destaca “somente nesta quinta-feira tínhamos 43 pessoas na região aguardando leitos de UTI ou enfermaria Covid. Com a abertura de mais leitos esses pacientes poderão esperar a vaga de internação hospitalar com mais conforto”, explica.


Onde buscar atendimento


Os casos de urgência e emergência como acidentes, doenças cardíacas, fraturas e quedas de crianças e adolescentes até os 14 anos, 11 meses e 29 dias, permanecem sendo atendidos normalmente no Hospital Seara do Bem.


Já os casos menos graves como, por exemplo, alergias, diarreia ou sintomas gripais deverão ser encaminhados, entre às 7h às 19h a uma das 13 Unidades Básicas de Saúdes polo que estão funcionando no momento. A partir de segunda-feira (22), após esse horário, os pacientes pediátricos que apresentem alguns desses sintomas, deverão ser encaminhados ao Hospital Seara do Bem. “Pedimos a compreensão dos pais e responsáveis para que evitem as aglomerações no atendimento. Lembramos que as normas permitem apenas um acompanhante por paciente”, ressalta o administrador do Hospital Seara do Bem, Éder Gonçalves.


Para garantir a segurança dos profissionais da saúde e dos pacientes o espaço da ala pediátrica da UPA 24 Horas será isolado exclusivamente para alocar os leitos que serão destinados aos casos suspeitos ou confirmados de Covid-19. Já os pacientes clínicos, com outras queixas serão avaliados em ambientes separados.


“Pacientes suspeitos ou confirmados da Covid não serão triados na UPA, mas encaminhados pelo Centro de Triagem. Teremos ainda duas entradas distintas, uma delas exclusiva para os pacientes da Covid”, destaca o diretor da UPA, Gilmar Ribeiro.


“A Secretaria Municipal da Saúde está em busca de novos respiradores para qualificar esses leitos da UPA 24 Horas e ampliar o suporte fornecido aos pacientes”, finaliza o secretário Claiton.


Texto: Flávio Fernandes / Foto: arquivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...