quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Lages recebe oficialmente caminhão contra incêndio para início da operação aérea

A Azul será oficialmente comunicada sobre o cumprimento da série de exigências técnico-estruturais pela prefeitura. A partir disso, a companhia poderá solicitar o voo comercial junto à Anac
A noite desta quarta-feira (24) foi marcante para a sociedade lageana. O prefeito Elizeu Mattos foi o anfitrião da solenidade de entrega oficial do Carro Contra Incêndio de Aeródromo (CCI) a ser utilizado durante a operação dos voos regulares no aeroporto federal Antônio Correia Pinto de Macedo. No ato foram assinados a Declaração de Aceitação e o Termo de Responsabilidade referentes ao veículo.
Os representantes da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) vistoriaram o aeroporto. “É muito bom saber que estamos aptos a receber voos dentro de 20 a 30 dias”, comemora Elizeu, antecipando que a Associação Empresarial de Lages (Acil) se comprometeu em promover um jantar de adesão para até 500 empresários, com o intuito de estimular os voos a partir de Lages.
Todas as etapas foram cumpridas. “E hoje conquistamos mais uma vitória. Esse é um projeto que demonstra a integração entre as secretarias municipais e a Comissão Pró-Voo”, pontua o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Juliano Chiodelli. O secretário de Meio Ambiente e Serviços Públicos, Mushue Hampel, defende que quem não sonha, não realiza. “E esse é um sonho coletivo sendo realizado”, acrescenta.
O executivo da área de Infraestrutura Aeroportuária da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) e assessor do Programa de Auxílio Federal a Aeroportos (Profaa), Caubi Batista de Souza, lembra que esteve m Lages em 2013 quando era gerente de Infraestrutura da Azul Linhas Aéreas e percebeu a vocação aérea de Lages e os avanços no município. “Hoje pude ver como a cidade e o aeroporto progrediram”, compara. O diretor do Departamento de Gestão do Profaa, Eduardo Henn Bernardi, frisa que o terceiro requisito analisado pelas empresas que desejam se instalar em uma cidade no Brasil é a existência de voos comerciais. “Os voos regionais cresceram 3% em 2015 e este ano também devem ter bons resultados”, destaca.
Equipamento
O caminhão é um AP-2 Fênix e está entre os modelos mais modernos do mercado. O veículo é computadorizado, custa aproximadamente R$ 1,6 milhão e está abrigado no aeroporto desde o dia 4 quando foi repassado pela Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República. Esta consiste em uma das últimas de uma série de exigências técnicas para que o aeroporto possa receber a companhia Azul Linhas Aéreas, empresa que já manifestou interesse em operar voos comerciais Lages-São Paulo, via Aeroporto Viracopos, em Campinas.
De acordo com normas nacionais, a infraestrutura de salvamento e de combate a incêndio no aeroporto deve estar em conformidade com o porte da aeronave utilizada - no caso de Lages, uma ATR-72, com capacidade para 70 passageiros -, para que seus ocupantes possam ser plenamente atendidos no caso de acidentes. O veículo será operacionalizado pelo Corpo de Bombeiros, que já recebeu treinamento especial de equipe técnica da Secretaria de Aviação Civil.
Azul Linhas Aéreas
A prefeitura deverá investir cerca de R$ 22 mil somente com produtos químicos – líquido gerador de espuma. Os bombeiros estão encarregados de apresentar projeto para que a licitação de compra possa ser aberta. Até sexta-feira (26) a Azul será oficialmente comunicada sobre o cumprimento da série de exigências técnico-estruturais pela prefeitura. A partir disso, a companhia poderá solicitar o voo comercial junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Pendências solucionadas
A sinalização horizontal da pista, que passará a ter 1.600 metros de extensão, já foi executada. A retirada do barracão que interferia no campo de voo resolveu o problema e facilitou o recuo de pista da cabeceira 34. O corte de duas árvores próximo ao aeroporto, que eram um empecilho e travavam o processo, foi realizada. E a Secretaria de Infraestrutura executou trabalhos de desobstrução da rede fluvial, limpeza e terraplanagem de pátio em frente ao local da Escola de Pilotos.
De acordo com o executivo geral de compras da prefeitura, Rufius Antonius Rodrigues Schmitt, e o chefe de manutenção José Bittelbrunn, da Secretaria de Administração, equipe da prefeitura e empresas contratadas realizam ações como cercamento com tela dos 4.500 metros do entorno do aeroporto, adequação do local da biruta, ajustes do espaço onde ficará o caminhão contra incêndio, regularização de calçadas, revisão elétrica e hidráulica, e roçada (com apoio da Secretaria de Meio Ambiente).
Escola de Pilotos Just Fly
O público acompanhou nesta noite a inauguração da Just Fly Escola de Aviação Civil. A instituição disponibilizará cursos de formação nas áreas de pilotos privado e comercial, instrutor de voo, voos por instrumentos e panorâmicos, com roteiros pré-definidos, sobre os pontos turísticos da região serrana. A Escola é dotada de alojamentos e já conquistou dois reconhecimentos da Anac: um para o trabalho teórico e o outro para o prático. As matrículas estão abertas e informações podem ser obtidas pelos números 3229-0032 e 9957-6844. Na solenidade foram sorteados três voos panorâmicos sobre Lages. A cerimônia de assinatura dos documentos e de inauguração da Escola, no hangar, foi prestigiada também pelo capitão aviador Anderson Amaro Fernandes, secretários municipais, vereadores, empresários e outras autoridades.
Legenda: O veículo será operacionalizado pelo Corpo de Bombeiros, que já recebeu treinamento especial de equipe técnica da Secretaria de Aviação Civil (Foto: Sandro Scheuermann)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...