terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

LUTA PELA PRODUÇÃO DA FOSFOETANOLAMINA EM SC

Deputada Ana Paula Lima se reúne com ativistas pela liberação das cápsulas

A luta pela produção da Fosfoetanolamina Sintética em Santa Catarina teve um novo episódio nesta quinta-feira (18), em Florianópolis. A reunião, realizada no gabinete da presidenta da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) deputada Ana Paula Lima (PT), reuniu representantes de entidades voltadas à atenção dos pacientes com câncer.

O esforço dos representantes é para que a substância, desenvolvida na Universidade de São Paulo, em São Carlos, e que mostrou resultados positivos no tratamento do câncer, possa ser fabricado em Santa Catarina. Com isso, estudos clínicos poderiam ser realizados em catarinenses. “Há todo um processo que, infelizmente, não são tão rápidos quanto gostaríamos e nós estamos, justamente, correndo atrás deles. Precisamos levar as demandas da população, os pacientes com câncer não tem como esperar, cada segundo conta muito e vamos fazer os esforços possíveis para que a fosfoetanolamina seja uma realidade aqui no nosso estado”, afirma Ana Paula Lima.

O governo de São Paulo deverá iniciar em breve os testes clínicos. Para isso, foi firmada uma parceria entre uma indústria farmoquímica que entregará os insumos para serem encapsulados pelo laboratório estadual. Caminho similar deve ser seguido em Santa Catarina. “A secretaria de Saúde do estado não mostrou interesse em realizar a pesquisa, mas, em contrapartida, diversas universidades sinalizaram nesse sentido. Vamos manter esse diálogo aberto, pois tendo o material encapsulado elas teriam condições de se candidatarem para esses estudos”, explica a deputada.

O coletivo reúne ainda um abaixo assinado nacional pela direito ao acesso à substância, por meio de mobilização popular. As cápsulas são distribuídas exclusivamente pela USP por meio de decisão judicial. A universidade não tem capacidade de produção para a atual demanda; são possíveis de fabricar 2.400 cápsulas mensalmente, no entanto, há 13 mil pedidos aguardando serem atendidos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...