Isto
despende recursos públicos, consequentemente, o paciente não foi atendido e a
situação prejudicou a oportunidade para outra pessoa que também necessita da
consulta.” Rose Cristina Possato Penso
No
contraponto de tantas iniciativas e procedimentos que tornam a qualidade de
promoção da saúde em Lages eficaz e referencial, como a estratificação de risco
nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), a eliminação da demanda reprimida em
exames, a exemplo da mamografia, e a inauguração de novas Unidades nos bairros
e da Central de Atendimento, está a questão da falta dos pacientes às consultas
e marcações de exames agendados. O assunto preocupa a Secretaria Municipal da
Saúde e fez com que o assunto fosse debatido e alternativas fossem levantadas.
A
Policlínica Eneo Pacheco de Andrade disponibiliza, via Sistema Único de Saúde
(SUS), atendimento em 20 especialidades médicas, distribuídas em mais de 40
profissionais, diariamente. Exemplos são angiologia, cardiologia, clínica
geral, cirurgia geral, dermatologia, endocrinologia, gastroenterologia,
ginecologia, nefrologia, neurologia, pediatria, nutrição, oftalmologia,
ortopedia, otorrinolaringologia, reumatologia, urologia, geriatria, mastologia
e pneumologia. Em 2015 foram agendadas 85.090 consultas no local, sendo que
13.118 pacientes estiveram faltosos ao compromisso que assegura as boas
condições de sua saúde. “Ou seja, o médico estava aguardando à disposição e
simplesmente o cidadão não apareceu. Isto despende recursos públicos,
consequentemente, o paciente não foi atendido e a situação prejudicou a
oportunidade para outra pessoa que também necessita da consulta”, salienta a
secretária responsável pela pasta, Rose Cristina Possato Penso.
As pessoas
que não necessitam mais da consulta agendada ou que resolveram seu problema de
alguma outra forma devem entrar em contato com a Policlínica pelo número
3251-7983 e comunicar a desistência ao menos com 24 horas de antecedência para
que os atendentes possam se reorganizar e chamar um novo paciente para encaixe
em seu lugar.
Faltam
de 25 a 30% nas UBSs
Realidade
semelhante é verificada quanto às consultas agendadas com cuidado de saúde
programado, a prevenção, prestadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) nos
bairros. Entre 25 e 30% dos pacientes acabam não comparecendo às consultas e
não avisam os profissionais. A ausência ocorre também em relação à marcação de
exames de laboratório e de alta complexidade. Da lista dos exames de alto custo
oferecidos pela Secretaria fazem parte cerca de 20 tipos, entre
radiodiagnósticos, videoscópicos e cardiológicos. São eles densitometria óssea,
ressonância magnética, tomografia contraste, mapa, espirometria, teste ergométrico,
polissonografia, audiometria, eletroneuromiografia, ultrassom, raio-X,
mamografia, colonoscopia, endoscopia, Holter
e ecocardiograma. A partir de março deste ano a Secretaria da Saúde
destinará um médico regulador para reavaliar todos os pacientes da fila de
espera para a realização dos exames de alto custo, para dar celeridade e
agilidade no encaminhamento dos pacientes.
A atual
gestão conseguiu equilibrar oferta e procura entre os exames de raio-X,
mamografia e tomografia. Em 2012 a demanda reprimida de raio-X era de 7.101
exames; de mamografia 2.952, e de tomografia, 249 exames. Atualmente não existe
demanda reprimida nestes três tipos de exame. No entanto, as recorrentes faltas
por parte dos pacientes geram transtornos ao poder público e, obviamente, à
comunidade.
No caso
dos exames de laboratório, grande número de pessoas são submetidas às coletas,
porém, não comparecem para apanhar os resultados e, portanto, não mostram ao
seu médico de referência para análise e diagnóstico. Desta forma, seu problema
não será efetivamente atendido e resolvido. “Pedimos que cada cidadão se
responsabilize pelo seu cuidado e pelo seu atendimento. Se por ventura não
precisar mais do atendimento, que a pessoa, por favor, nos avise, pois há
outros pacientes à espera, por vezes, durante um bom período”, aconselha Rose
Possato.
Comprometimento
deve ser de todos
Quanto ao
Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu), é prestado apoio ao município
de Lages e região com duas ambulâncias de Suporte Básico de Vida, com média de
seis atendimentos por hora. Em dezembro de 2015, para 997 chamados foi enviado
viatura. Houve 1.084 trotes e 1.670 regulações/orientações pelo médico, tendo
um total de 3.751 chamadas. Os trotes acabam ocupando tempo, profissionais e
viatura que seriam direcionadas a chamadas verdadeiras, sérias, graves ou
urgentes. Ou seja, devem ser evitados e denunciados.
Uma
série de assistências
Além
destes benefícios, a Secretaria da Saúde disponibiliza consultas de saúde bucal
nas Unidades nos bairros e no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), bem
como consultas pré-anestésicas e cirurgias de catarata, adenoide e amigdalite.
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