segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Proposta que restabelece recursos ao SUS na pauta da câmara dos deputados


Entrou em pauta com previsão de que seja votada amanhã, terça-feira (1º) a Proposta de Emenda à Constituição nº 1, de 2015, que restabelece de forma escalonada, ao longo de seis anos, o financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS).

A deputada federal Carmen Zanotto (PPS-SC), relatora da matéria, afirma que o projeto está vocacionado a “salvar vidas”. De acordo com a parlamentar, “o momento é bem propício, pois o sistema público de saúde enfrenta o surto da microcefalia e a escalada da dengue. Faltam vacinas em vários estados. Há uma crise generalizada que só pode ser entendida pela falta de recursos”, defende.

Pela PEC, após seis anos o SUS receberá o equivalente 19,4% das receitas correntes líquidas do orçamento federal.

De acordo com o Conselho Nacional de Saúde (CNS), a apreciação tem a ver com prover ou não o SUS com recursos da ordem de R$ 10 milhões a mais do que vem sendo destinado ao sistema.

Carmen Zanotto também ressalta que a proposta retoma os ideais do Movimento Saúde + 10, que em 2013 reuniu 2,2 milhões de assinaturas para a apresentação de um projeto de lei de iniciativa popular (PLC 321/2013) com o propósito de enfrentar o sub-financiamento da saúde no Brasil.

Para a parlamentar, está em jogo está o futuro do sistema que hoje está sob risco devido à falta de recursos. “Chegou o momento de atuar para impedir um colapso na saúde pública do país. Com isso, viabilizar uma das mais democráticas iniciativas de que se tem notícia na história brasileira contemporânea”, argumenta a relatora da PEC 001/2015.

Mais informações
Gabinete Carmen Zanotto

 (49) 3223-6018 - Lages
Assessora: Silviane Mannrich

 (61) 3215-5240 - Brasília
Assessor: Sionei Leão



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...