terça-feira, 10 de setembro de 2019

Orion é o novo cão dos Bombeiros de Lages

📷Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação


O Corpo de Bombeiros de Lages conta com um novo aliado. O filho de labrador Orion será treinado pela corporação para atuar para as ocorrências de busca e resgate. O cão será treinado pelo soldado Luciano Rangel, que, no mês de abril deste ano, perdeu o cão-bombeiro Barney durante uma operação de busca por um desaparecido no município de Içara, no Sul do estado.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, Orion nasceu em Jundiaí, no interior de São Paulo. Ele tem 65 dias e passou por diversos testes antes de chegar a Santa Catarina. Rangel conta que passou dois dias no canil fazendo os testes específicos para a seleção, que começa com a avaliação dos pais do animal. O filhote foi escolhido entre quatro selecionados, após ser aprovado em todas as etapas da análise, que aponta o temperamento, as habilidades, além da interação do animal.

O presidente da Coordenadoria de Busca e Resgate com Cães, tenente-coronel Walter Parizotto, explica que não é uma tarefa simples a escolha dos cães. “Antes de qualquer teste de seleção, é preciso saber a procedência do canil. Nesse caso nós fizemos um mapeamento entre os canis do país que atendem as nossas exigências de saúde dos cães e que apresentam laudos negativos para possíveis doenças”, diz
Para Rangel, o que lhe chamou a atenção foi o comportamento extremamente dócil do pai do filhote, muito próximo e que gosta de estar entre as pessoas. “O Orion foi colocado em um ambiente desconhecido e respondeu muito bem a todos os estímulos. Ele gosta muito de brincar, é bastante curioso, um cão colaborativo, mas também independente”, conta.
Durante a seleção, além das habilidades do animal, também são testadas a sensibilidade a ruídos e a resiliência. “Eu achei interessante, durante a avaliação, a maneira com que ele resolveu os problemas apresentados, muito focado e determinado”, complementa o soldado.
A partir de agora, Orion passa a morar na casa do soldado Rangel e terá um treinamento intensivo até completar 18 meses, quando poderá ser submetido à primeira certificação para atuar como cão de busca e resgate do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina.

Correio Lageano 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...