terça-feira, 24 de setembro de 2019

Outubro Rosa terá roda de conversa com o Programa Qualifica Mulher Lages sobre os assuntos que mais chamam a atenção do público feminino

O Projeto possui cinco anos de existência e já contribuiu com a vida de milhares de garotas e mulheres mais maduras.
📷Foto: Projeto Alô Elô/Divulgação

O Programa Qualifica Mulher Lages e o Projeto Alô Elô estão unidos para o Outubro Rosa 2019. Foi idealizada uma roda de conversa para abordagem de alguns dos temas de maior preocupação e mais comentados entre as mulheres. Entre os tópicos estão prevenção de doenças; orientação relacionada a exames, como o preventivo ao câncer do colo do útero (Papanicolau) e ao câncer de mama; Lei Maria da Penha; família; autoestima, e valorização. Será meia hora de grande valia e impacto na vida destas pessoas.
Reconhecida em Lages, Serra Catarinense e em outras partes do Estado por sua bandeira de luta em alertar as mulheres depois de vencer o câncer e pela dinâmica em seu trabalho, constantemente elogiado e já consolidado, Eloilse Oliveira (Elô), servidora municipal, será a palestrante, e empresta seu nome ao Projeto. Entretanto, num bate-papo descontraído, todas as meninas poderão argumentar, opinar, expondo seu ponto de vista, e debater.
O público priorizado é constituído pelas servidoras públicas municipais das diversas secretarias e órgãos vinculados, numa estimativa de até 25 pessoas convidadas para participar por dia, as estrelas deste mês de atenção especial às mulheres. As participantes irão se encontrar no auditório da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo, no horário entre 13h30min e 14h, em quatro quartas-feiras - nos dias 9, 16, 23 e 30 de outubro.
Está no planejamento convidar mulheres formadas em cursos dos programas Qualifica Melhor Lages e Mulher Lages e as atendidas pelo Banco do Emprego para participar do evento no dia 30, encerrando o mês comemorativo de portas abertas ao público. “O Projeto tem como finalidade promover e divulgar informações de cuidados com a saúde da mulher para que se faça a prevenção a tempo e mais tarde não haja danos. Prevenção é o melhor remédio”, recomenda Elô.
Ela não para nunca!
Na agenda super ativa de conscientização de Elô desta terça-feira (24 de setembro) estão as palestras para acadêmicos de Jornalismo na Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac); nesta quarta (25), no Centro de Referência de Assistência Social (Cras VIII) do bairro São Pedro; dia 1º de outubro no Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS)/Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures), na abertura do Outubro Rosa, e outras atividades juntamente ao cronograma elaborado pelo Centro de Estudos e Assistência à Saúde da Mulher (Ceasm). O Outubro Rosa tem o envolvimento de 17 instituições públicas municipais e estaduais e empresas. A prefeitura de Lages está junto à causa, através da Secretaria da Saúde/Ceasm/ Programa Saúde da Criança e do Adolescente/DAP/Programa Centro de Referência Especializado à Saúde da Criança e do Adolescente (Cresça Melhor), Rede Cegonha, Secretaria de Política para a Mulher e Assuntos Comunitários, Secretaria da Assistência Social e Habitação/Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), e Secretaria da Educação.
Brechó Solidário
O Juizado Especial Cível (JEC) da comarca de Lages realizou a primeira edição do Brechó Solidário do JEC na sexta-feira (20 de setembro), e a renda alcançada será destinada aos projetos originados em Lages, o Alô Elô e o Almofadas do Coração, este desenvolvido pela servidora do Poder Judiciário, Angelita Barroso. Ela confecciona peças em formato de coração com tecidos e enchimentos apropriados para mulheres que estão em tratamento do câncer colocarem embaixo do braço para amenizar as dores.
Os artigos foram arrecadados por intermédio de doação. Algumas peças de roupas, calçados, bolsas e outros acessórios ainda estão sendo comercializadas na unidade com valores que variam entre R$ 1 e R$ 30.
Você já conhece o Projeto Alô Elô?
O Alô Elô surgiu como um projeto piloto dentro da Vara da Fazenda Pública da comarca de Lages devido à colaboradora ter sido diagnosticada com câncer de mama sem nunca ter feito exames ou qualquer outro tipo de prevenção. Este episódio chegou então ao conhecimento do juiz titular, Silvio Orsatto, quem tomou o relato como fonte para ajudar outras mulheres.
Aí foi criado o Projeto Alô Elô de Prevenção ao Câncer de Mama. O Projeto possui cinco anos de existência, com formação de opiniões, palestras e depoimentos enriquecidos de histórias vivenciadas por adolescentes, jovens, adultas e idosas.


Prefeitura de Lages 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...