quarta-feira, 26 de julho de 2017

Cerejeira rosa deixa Lages mais bonita



Todos os anos a cidade fica mais bela no inverno, com a alameda florida nas ruas Frei Gabriel e Nereu Ramos

 

A florada da cerejeira ornamental é muito apreciada em todos os lugares onde esta espécie é cultivada. Em Lages, plantada já há mais de uma década, a cerejeira rosa pode ser vista ao longo de toda a rua Frei Gabriel - na extensão entre os pontos de confluência com a rua Lauro Müller e a avenida Dom Pedro II - e também na rua Nereu Ramos e no Parque Jonas Ramos (Tanque). A beleza da planta em cor vibrante inspira fotógrafos profissionais e amadores que se aventuram em registrá-la em meio ao corre-corre do cotidiano.

 

A cerejeira, que floresce no final do inverno e início da primavera, é originária do Japão, sendo a árvore símbolo deste país. A florada não tolera muita umidade, e quando ocorrem chuvas torrenciais ou período de chuvas prolongadas as flores não abrem totalmente. Isto ocorreu em Lages entre o final de maio e início de junho, e o resultado disso é visível em algumas das principais vias do centro da cidade. Raramente, a cerejeira ornamental frutifica. Isto ocorre, por exemplo, com as árvores existentes às margens da rua Nereu Ramos. Já aquelas da rua Frei Gabriel produzem pequenos frutos, os quais são comestíveis.

 

Popularmente conhecida por vários nomes, entre eles cerejeira-ornamental e cerejeira-do-japão, seu nome científico é Prunus serrulata. Adapta-se bem em clima mediterrâneo, subtropical e temperado. Pode atingir uma altura de três a seis metros, em média. “Esta espécie vegetal não requer poda, porém é necessário fazer a remoção de galhos secos, doentes ou mal formados, para a sua perfeita manutenção”, explica o secretário municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente, Euclides Mecabô (Tchá Tchá).

 

_______

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...