📷Foto: Adecir Morais |
O projeto de modernização, reforma e revitalização do Centro de Lages, que está sendo executado, vai mudar a cara de vários pontos. A travessia de pedestres entre os calçadões João Costa e Túlio Fiúza de Carvalho, pela Rua Coronel Córdova, também sofrerá mudanças, assim como toda a extensão da via.
A medida deve melhorar a acessibilidade no local, onde há muito movimento de pedestres e de carros, o que deixa o trânsito lento e congestionado. Há muito tempo, essa faixa de pedestre é alvo de reclamação de motoristas, principalmente. Situação piorou com a implantação de mais uma faixa, alguns metros distante da primeira.
O diretor de Urbanismo e Planejamento da Secretaria de Planejamento e Obras do município, o arquiteto e urbanista Roberto Provenzano, explica que as mudanças na travessia estão inseridas no pacote de obras de revitalização de toda a Rua Coronel Córdova.
O objetivo é melhorar o trânsito para pedestres e veículos. Dentre as ações, o pavimento do trecho será trocado para pedra basalto e paver, e todos os espaços ficarão no mesmo nível entre a calçada e a rua.
De modo geral, Roberto comentou que o principal objetivo da revitalização é modernizar e humanizar os espaços, valorizando, principalmente, as pessoas. Os veículos terão menos espaço nas ruas e serão redirecionados para o entorno.
A quantidade de vagas de estacionamento nas vias também vai diminuir. Especificamente sobre a travessia em questão, Provenzano acredita que vai melhorar a situação do trânsito no local, pois haverá menos carros circulando em busca de uma vaga para estacionar.
Outros espaços
Além da Rua Coronel Córdova, a revitalização do Centro contempla, também, os calçadões Túlio Fiúza de Carvalho e João Costa; a Praça João Ribeiro, que fica no entorno da Catedral; ruas Nereu Ramos e Correia Pinto. A empresa executora das obras é a Terra Engenharia Ltda.
Os investimentos são de mais de R$ 13 milhões, viabilizados através de convênio firmado pelo Governo Estadual e a Prefeitura Municipal de Lages. Recentemente, O Calçadão João Costa foi entregue à população.
O secretário municipal de Planejamento e Obras, João Alberto Duarte, informou que a empreiteira tem 18 meses para executar as obras. Atualmente, as obras se concentram na Praça da Catedral (João Ribeiro).
Correio Lageano
Nenhum comentário:
Postar um comentário