quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

Revitalização do Centro deve melhorar travessia entre calçadões

📷Foto: Adecir Morais

O projeto de modernização, reforma e revitalização do Centro de Lages, que está sendo executado, vai mudar a cara de vários pontos. A travessia de pedestres entre os calçadões João Costa e Túlio Fiúza de Carvalho, pela Rua Coronel Córdova, também sofrerá mudanças, assim como toda a extensão da via.

A medida deve melhorar a acessibilidade no local, onde há muito movimento de pedestres e de carros, o que deixa o trânsito lento e congestionado. Há muito tempo, essa faixa de pedestre é alvo de reclamação de motoristas, principalmente. Situação piorou com a implantação de mais uma faixa, alguns metros distante da primeira.

O diretor de Urbanismo e Planejamento da Secretaria de Planejamento e Obras do município, o arquiteto e urbanista Roberto Provenzano, explica que as mudanças na travessia estão inseridas no pacote de obras de revitalização de toda a Rua Coronel Córdova.
O objetivo é melhorar o trânsito para pedestres e veículos. Dentre as ações, o pavimento do trecho será trocado para pedra basalto e paver, e todos os espaços ficarão no mesmo nível entre a calçada e a rua. 
De modo geral, Roberto comentou que o principal objetivo da revitalização é modernizar e humanizar os espaços, valorizando, principalmente, as pessoas. Os veículos terão menos espaço nas ruas e serão redirecionados para o entorno.
A quantidade de vagas de estacionamento nas vias também vai diminuir. Especificamente sobre a travessia em questão, Provenzano acredita que vai melhorar a situação do trânsito no local, pois haverá menos carros circulando em busca de uma vaga para estacionar. 

Outros espaços

Além da Rua Coronel Córdova, a revitalização do Centro contempla, também, os calçadões Túlio Fiúza de Carvalho e João Costa; a Praça João Ribeiro, que fica no entorno da Catedral; ruas Nereu Ramos e Correia Pinto. A empresa executora das obras é a Terra Engenharia Ltda.
Os investimentos são de mais de R$ 13 milhões, viabilizados através de convênio firmado pelo Governo Estadual e a Prefeitura Municipal de Lages. Recentemente, O Calçadão João Costa foi entregue à população.
O secretário municipal de Planejamento e Obras, João Alberto Duarte, informou que a empreiteira tem 18 meses para executar as obras. Atualmente, as obras se concentram na Praça da Catedral (João Ribeiro).
Correio Lageano 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...