quarta-feira, 15 de março de 2017

Lages pode perder central de regulação do SAMU?

SC possui atualmente oito centrais de regulação do SAMU: Florianópolis, Criciúma, Joinville, Lages, Blumenau, Balneário Camboriú, Joaçaba e Chapecó. São nesses municípios que profissionais atuam recebendo ligações, aplicando um protocolo, inclusive com acompanhamento de médico, para decidir entre enviar uma equipe (com médico e ambulância) ou apenas orientar por telefone. Os serviços do Samu não correm risco. Serão mantidos, inclusive porque existe uma parceria tripartite entre Governo Federal, Estadual e Prefeituras. O problema está na decisão de cortar gastos e que representa a redução de oito para quatro centrais de regulação.

Atualmente são oito centrais em SC

LAGES PERDERIA CENTRAL
Pela geografia da decisão, as ‘centrais sobreviventes’ seriam de Florianópolis, Blumenau, Joinville e Chapecó. Lages deixaria de ter sua estrutura que atende a parte central do Estado, principalmente a Serra. Com isso, seria uma Central de Regulação de Chapecó que atenderá as demandas de Lages e da Serra. Significa que um médico, um profissional de saúde que desconhece a região, irá decidir entre enviar ou não ambulância, assim como gerir a frota aqui da Serra.
Samu tem protocolos prévios antes de deslocamento de equipe, mas o conhecimento nessa retaguarda é fundamental

QUEM DECIDE ESSA QUESTÃO DE ONDE
FICAM AS CENTRAIS DE REGULAÇÃO?
O que diz o próprio portal do Samu a respeito:
“A distribuição das Centrais de Regulação, das Unidades de Suporte Avançado de Vida (UTI Móveis) e das Unidades de Suporte Básico de Vida seguiram critérios estabelecidos pelo Gestor Estadual, no caso das Centrais de Regulação e das Unidades de Suporte Avançado de Vida (UTI Móveis), e pelos gestores municipais organizados regionalmente para a distribuição das Unidades de Suporte Básico de Vida, sendo que a configuração inicial foi detalhada no Plano de Atenção às Urgências do Estado de SC”.
Ou seja, a decisão é técnica/política!

AINDA
Caso a Central de Regulação de Lages seja desativada, estamos falando ainda – não bastasse a questão técnica de atendimento às pessoas – em no mínimo 40 pessoas perdendo seus empregos. Daí a importância da manutenção da Central em Lages pela questão geográfica operacional e outros fatores a serem considerados!
Edson Varela

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...