Entre
os dias 7 e 11 de maio, 21 alunos de cinco localidades estarão em total imersão
científica com uma equipe do Projeto Imagine, da Universidade Federal de Santa
Catarina (UFSC)
Uma equipe coordenada pelo professor André Ramos, da Universidade Federal de
Santa Catarina (UFSC), está desenvolvendo a quarta edição do módulo “DNA” do Projeto Imagine com os alunos da
Escola Itinerante de Lages. O objetivo da expedição é dar continuidade às
atividades do projeto, que visa à solidariedade internacional, a inclusão
científica e o intercâmbio cultural entre os povos.
Em função da reestruturação dos núcleos da Escola Itinerante, dessa vez o
projeto envolverá jovens de diferentes localidades e não apenas de uma, como
acontecia na região da Coxilha Rica nas edições anteriores. Alunos das zonas
rurais de Lambedor, Três Árvores, Morrinhos e Santa Terezinha do Salto, dos 2°
e 3° anos do ensino médio, viajarão até a localidade de Rancho de Tábuas, com o
ônibus da escola, para ficar lá em total imersão científica por uma semana com
a equipe do Imagine,
entre os dias 7 e 11 de maio.
Um total de 21 estudantes participará das atividades. Todos ficarão alojados no
salão paroquial, onde também acontecerão as práticas de laboratório, que irão
desde coletas de plantas, passando por análises de pigmentos de olhos de mosca,
até modernos testes de DNA.
A expedição da UFSC conta com oito integrantes, sendo três professores, quatro
estudantes de graduação e pós-graduação e um estudante de jornalismo, que fará
todos os registros em fotos e vídeos, que serão divulgados posteriormente
através de um documentário. Mais informações sobre o projeto podem ser
encontradas no site: www.projetoimagine.ufsc.br.
O trabalho está sendo monitorado pela Secretaria Municipal de Educação, que
definiu o local apropriado para ser desenvolvido neste ano. Em fevereiro o
professor André, acompanhado da secretária Valdirene Vieira, visitaram os
alunos na localidade de Três Árvores, onde as atividades estarão concentradas.
“Este módulo visa fornecer ao aluno subsídios básicos para que ele possa,
através da constatação prática e do debate, compreender e respeitar nossas
semelhanças e diferenças em seus mais variados níveis. Os estudantes estão
muito animados e aguardam com expectativa a data chegar”, destaca o professor
André.
Entenda
o projeto
Até o momento, já foram desenvolvidos três módulos temáticos (DNA e
Hereditariedade, Energia e Medicamentos) que circularam por três
comunidades no Brasil e no Peru, estando a Coxilha Rica entre eles. Estes
módulos estão prontos para serem executados nos demais países parceiros do
projeto. Através dele, a UFSC, em conjunto com suas instituições parceiras,
leva conhecimentos elementares de ciência a comunidades de diferentes países,
onde haja difícil acesso à educação formal e à informação científica.
Durante o módulo “DNA”, os estudantes entendem a diversidade da natureza e as
diferentes formas de analisá-la através das atividades práticas de coleta de
folhas, flores, pedras, etc, no ambiente da própria comunidade. Também participam
de aula prática de extração do DNA humano e a confeccionar um gel de agarose, utilizado para
separar o DNA de diferentes origens (plantas, animais e seres humanos).
Fotos: Divulgação
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