A
disciplina está incluída na grade curricular do pré ao 5º ano da rede municipal
de ensino
Uma
atividade ao ar livre, no contato direto com a natureza, respeitando o meio
ambiente, em um dos espaços públicos mais bonitos de Lages. Assim foi o
primeiro encontro realizado pela Secretaria Municipal da Educação, no Parque
Jonas Ramos, o Tanque, para o início das atividades com os professores da
disciplina de Educação para a Sustentabilidade.
Esta nova disciplina está inserida na grade curricular dos alunos do
pré-escolar ao Ensino Fundamental I, que corresponde até o 5º ano. O objetivo
pedagógico central é ampliar e desenvolver a responsabilidade individual e
coletiva enquanto cidadãos capazes de relacionar fatores ambientais com as
questões econômicas, políticas e sociais no meio em que vivemos, sempre
respeitando o conteúdo específico e a faixa etária dos alunos.
O prefeito Antonio Ceron prestigiou o evento e saudou todos os professores da
área, ressaltando a importância da educação ambiental desde os primeiros anos
da formação educacional. “As leis e diretrizes ambientais determinam de forma
clara os cuidados que devemos ter com o meio ambiente para que possamos
preservar e usufruir de todos os bens naturais”, disse. Ele lembrou também que
quando estava como secretário de Estado da Agricultura, criou o Código
Ambiental de Santa Catarina, o primeiro do país, que mais tarde veio ser base
para o Código Nacional.
Planejamento
De acordo com a equipe técnica do projeto de Sustentabilidade, da Secretaria
Municipal da Educação, o foco das aulas deverão ser as atividades teóricas e
principalmente as práticas que despertem o perfil investigativo e de
curiosidade dos estudantes para a realização de experiências e atividades. “Não
queremos que esta ação pedagógica fique apenas em um determinado período, mas
sim mudar as atitudes no cotidiano dos alunos e, consequentemente, dos seus
familiares. Temos que mudar alguns hábitos”, comentou a secretária da Educação,
Valdirene Vieira.
As
atividades iniciam no pré-escolar onde os alunos terão contato com os quatro
elementos da natureza: água, terra, fogo e ar. No 1° ano as crianças devem
aprender sobre as plantas medicinais e seus inúmeros benefícios. No 2° ano
devem ser apresentados temas como poluição, destino correto do lixo e
reciclagem.
As tradicionais hortas escolares e os cuidados necessários com as plantas,
assim como a compostagem, feita através do lixo orgânico, e o uso de
inseticidas, serão trabalhados no 3° ano. Na turma seguinte, as energias
alternativas, como a solar, a eólica e o consumo consciente da energia elétrica
serão debatidos entre os alunos e professores. Já no 5° ano a preservação da
Mata Atlântica e suas características fecharão o ciclo de conteúdos do projeto.
Professores
Os professores que estão atuando na disciplina são todos habilitados em
Pedagogia ou em Ciências Biológicas, com cursos de aperfeiçoamento e
especializações na área. “Este era um compromisso da nossa gestão e que estamos
colocando em prática. No próximo ano letivo teremos mais novidades na grade
curricular da rede municipal como a inclusão do empreendedorismo para os alunos
do Ensino Fundamental II, que compreende do 6º ao 9º ano”, enfatizou a
secretária.
Fotos:
Greik Pacheco
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