“Eu
fiz um pedido de cautela para a criação de um programa que não invadisse
privacidade e fosse seguro. Somado a todo o trabalho de defesa do consumidor, o
aplicativo foi desenvolvido para proteger o consumidor e defender o vendedor
sério. Lages avança neste sentido.” - Antonio Ceron
Um
dispositivo totalmente inovador e tido até então por inédito no país por ser
bem amplo e completo foi lançado no final da tarde desta quarta-feira (15),
pelo Programa de Defesa do Consumidor (Procon), em evento com a presença do
prefeito Antonio Ceron, em comemoração ao Dia Internacional do Consumidor,
celebrado no próprio dia 15 de março. Trata-se do iProcon. Depois de pesquisas digitais, foi
constatado que iniciativa semelhante existe em São Paulo, mas somente com a
disponibilização de leis e protocolos com espera para atendimento, o que será
oposto em Lages, uma vez que a agilidade será um dos propósitos.
O
aplicativo para celulares iProcon
possibilitará aos consumidores, gratuitamente, o acesso a informações e
orientações fundamentais ao conhecimento dos direitos; consulta ao preço médio
da mais recente cesta básica mensal pesquisada (são 41 itens averiguados em
oito supermercados); links
para legislação (leis, decretos, resoluções e portarias relacionadas ao
assunto); dicas básicas e sucintas; dados sobre capital e taxa de juros, empréstimo
consignado e juros do cartão de crédito; agendamento de audiências de
conciliação e ciência das partes acerca do chamado, e reclamações a serem
feitas e recebidas pelo Procon em suporte de tempo real e de qualquer lugar,
acessadas no período entre 13h e 19h, com resposta imediata neste ínterim. A
mensagem seguirá para um painel administrativo, como um registro em um banco de
dados. “O programa/mecanismo será ajustado no decorrer do tempo”, ressalta o
Executivo do Procon, Júlio Borba. O lançamento foi acompanhado, ainda, pelo
secretário da Administração e Fazenda, Antonio Arruda, e pela secretária de
Políticas para a Mulher e Assuntos Comunitários, Marli Nacif.
Como
se cadastrar
O endereço
do aplicativo é http://galeria.fabricadeaplicativos.com.br/proconlagessc.
O aplicativo está disponível para aparelhos smartphones
nas plataformas
Android, IOS
e Windows Phone.
Para utilizar o aplicativo o interessado deve se cadastrar com dados pessoais
(como RG e CPF) para segurança, além de evitar o anonimato, eventuais trotes e
atendimentos desnecessários. O cadastro simples acontece a partir do número de
CPF ou login
de Facebook.
Serão gerados login
(usuário) e senha. O servidor receberá as informações em tempo real.
Uma
ideia amadurecida em tempo recorde
O
aplicativo, desenvolvido pelo servidor público, Greik Pacheco, levou cerca de
dez dias para nascer e ser posto em prática. Será possível, aliás, remeter
vídeos de até 30 segundos. A manutenção do serviço custará somente R$ 55 ao mês
ao Município. “Eu fiz um pedido de cautela para a criação de um programa que
não invadisse privacidade e fosse seguro. Somado a todo o trabalho de capital
humano de defesa do consumidor, o aplicativo foi desenvolvido para proteger o
consumidor e defender o vendedor sério. Lages avança neste sentido”, pondera o
prefeito Antonio Ceron, complementando que, “Esperamos que no dia 15 de março
de 2018 façamos uma avaliação do primeiro ano do iProcon.”
Sucesso
na resolutividade
O Procon
presta cerca de 100 atendimentos ao dia. Do número absoluto de demandas, 93%
são resolvidas com uma ligação telefônica. As 7% restantes não exitosas de
imediato tornam-se processos administrativos. E destas há uma resolução de
60%. O pouco restante é levado à instância judicial. O Procon de Lages é
responsável pelas questões provenientes do próprio município e de outros da
Serra. Somente Correia Pinto, Otacílio Costa e São Joaquim possuem unidades do
órgão.
Movimentação
curiosa e didática no Calçadão
Mais cedo,
durante toda manhã de quarta-feira (15), atendentes e advogados do órgão de
proteção ao contribuinte marcaram o Dia Mundial do Consumidor em uma ação
especial de orientação no Calçadão da Praça João Costa. Num ambiente
confortável e empático, foi servido chimarrão aos cidadãos e prestadas
informações de caráter geral. Devidamente identificado, o espaço foi motivo de
curiosidade e de interesse em inteirar-se sobre os serviços do Procon. Os
cidadãos se reportaram aos profissionais e manifestaram perguntas e dirimiram
suas principais dúvidas, relacionadas a valores de prestações de financiamento
de veículos, reclamações pertinentes à telefonia móvel e a decadência da
qualidade do serviço de Internet
residencial e comercial, oferecida após uma determinada empresa ter
assumido outra com a finalidade da operação da rede mundial de computadores com
execução em Lages. “Acompanharemos de perto estas queixas, afinal de contas
praticamente todas as pessoas contam com Internet,
em casa ou no aparelho celular”, assegura o Executivo do Procon, Júlio Borba.
Houve encaminhamentos de cidadãos para atendimento de formalização de
reclamações na sede do próprio Procon, na rua Martinho Nerbass, Centro, 29,
próximo ao Terminal Urbano. Contato: 3222-6960.
Atitudes
especiais do comércio
Em Lages,
neste dia 15, entre outras medidas espontâneas de estabelecimentos comerciais
estavam a de uma loja de calçados, que oportunizou o parcelamento do pagamento
de produtos em até 15 vezes e a de um supermercado, com descontos de artigos em
até 50% durante terça, quarta e quinta-feira, em alusão à Semana do Consumidor.
“Sem dúvida que este tipo de atitude movimenta a economia. O objetivo do Procon
é tornar o acesso à informação cada vez mais presente na vida das pessoas, que
possam fazer comparativos de preços e, desta maneira, valorizar ainda mais o
seu dinheiro. O comércio está entendendo a questão, incluindo os aspectos de
ferramentas para atrair o consumidor, prestar um bom serviço, atender bem e
fazer uma boa venda”, avalia Borba, enfatizando que o processo de venda não
ocorre somente na hora da aquisição do produto ou serviço. “O pós-venda também
é muito importante, e às vezes fica a desejar. Este ponto deve ser melhorado
muito em Lages.”
Sobretudo,
a evolução de uma venda tem sucesso ou fracasso desde a apresentação de um
panfleto, pois se cria uma expectativa e uma impressão do tratamento aos
clientes e nem sempre esta visão será concretizada in loco. Apesar de não ser uma das
competências do Procon, denúncias de mau atendimento, desatenção na recepção,
indiferença e falta de contato do vendedor com o cliente acabam chegando aos
seus guichês, sendo o cidadão, portanto, aconselhado a comparecer ao órgão de
atribuição, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).
Esteja
por dentro
Para
reclamações junto ao Procon é necessário ter em mãos RG e CPG do titular do
serviço, comprovante de residência, comprovação documental referente à
reclamação a ser registrada. Protocolo é considerado comprovante documental.
Caso o reclamante não seja o titular, deverá ter em mãos uma autorização do
titular para que possa registrar a queixa, juntamente à cópia do RG e CPF do
titular.
Em casos
de reclamação contra operadoras telefônicas, bancos, cartões de crédito, todas
estas possuem Central de Atendimento ao Consumidor/Serviço de Atendimento ao
Consumidor (SAC). Portanto, antes de registrar reclamação junto ao Procon, o
cidadão deverá entrar em contato com o SAC e registrar seu protocolo. Caso a
demanda nçai seja atendida, deverá se dirigir ao Procon, munido do número de
protocolo.
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