segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Comunidade responde ao convite e escolhe os novos conselheiros tutelares

A eleição em Lages foi realizada das 8h às 17h nas áreas de abrangência dos seis CRASs dos bairros Popular, Centenário, Penha, Tributo, Santa Mônica, Bela Vista e duas escolas do interior, em Índios e no Salto Caveiras, e na Secretaria de Assistência Social

Domingo (4) foi dia de exercitar a cidadania e comparecer, facultativamente, a um dos postos de votação para a eleição dos conselheiros tutelares de Lages. Os eleitos cumprirão gestão entre os anos de 2016 e 2019, com posse a ser tomada no dia 10 de janeiro do próximo ano. A eleição unificada ocorreu em todo o país. Em Lages foi realizada das 8h às 17h nas áreas de território de abrangência dos seis Centros de Referência de Assistência Social (CRASs) dos bairros Popular, Centenário, Penha, Tributo, Santa Mônica, Bela Vista e outras duas escolas do interior, uma em Índios e outra no Salto Caveiras, e na Secretaria de Assistência Social.
Quase quatro mil pessoas se deslocaram até os pontos específicos para votação. Vale enfatizar que o resultado de domingo reflete os candidatos mais votados, pois cabe recurso. A ordem de votos válidos se estabelece da seguinte forma: Adriana Dolberth - 715 votos; Claudionei Peixer - 426; Franciele Ribeiro de Oliveira - 388, Eroni Medeiros - 337, e Vera Lúcia Fernandes Padilha - 328 votos. Os votos válidos foram 3.969, além de nulos e brancos. O resultado final da eleição será homologado na sexta-feira (9).
De acordo com a presidente do Conselho Municipal, Mariléia Wolff Tubs, cabe recurso aos candidatos que porventura se sentirem prejudicados com alguma questão pertinente ao processo eleitoral. “Haverá dois dias para análise, pela Comissão Eleitoral, das argumentações dos recursos. Porém, em Lages foi uma eleição tranquila. Funcionários da Secretaria de Assistência Social trabalharam assiduamente durante todo o dia de domingo se prontificando a ajudar”, frisa.
O secretário de Assistência Social, José Amarildo Farias, acompanhou o processo e avaliou que a apuração ocorreu com normalidade. “Quanto maior o número de candidatos, maiores as alternativas aos votantes, para análise do seu perfil. A Justiça Eleitoral e a Promotoria Pública acompanharam e prestaram suporte ao processo”, salienta.

17 candidatos
Participaram do processo eleitoral deste ano em Lages 17 candidatos. A decisão se deu através de voto popular para a ocupação de cinco vagas titulares (os mais votados) e cinco suplentes. Estavam habilitadas a votar pessoas a partir dos 16 anos que possuam título de eleitor. A votação aconteceu por intermédio de voto manual e depósito em urna de lona.
Os candidatos fizeram sua campanha nas ruas desde o dia 1° de agosto. Também cumpriram agenda em meios de comunicação. Desta vez a comunidade pôde votar somente em um único candidato e não mais em cinco, como anteriormente. O processo eleitoral segue minuciosamente as orientações do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e do Ministério Público (MP). No princípio eram 43 inscrições, com algumas desistências e eliminações devido não atingirem a nota mínima na avaliação técnica. O processo de escolha dos conselheiros tutelares foi conduzido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Listagem de todos os candidatos ao Conselho Tutelar com seus respectivos votos válidos:
- Adriana Dolberth - 715 votos
- Claudionei Peixer - 426 votos
- Franciele Ribeiro de Oliveira - 388 votos
- Eroni Medeiros - 337 votos
- Vera Lúcia Fernandes Padilha - 328 votos
- Maria Cristina da Silva Brunetta - 299 votos
- Lúcio Varela - 247 votos
- Helena Aparecida de Souza Mendes - 194 votos
- Alexsandro da Silva - 169 votos
- Daisi Pereira Ribeiro 154 votos
- Fernanda Ribeiro Duarte - 146 votos
- Rose Maria Ferreira - 131 votos 
- Marilene Floriani - 114 votos
- Gisele Terezinha Costa Araujo - 110 votos
- Mara Lúcia Córdova Miranda - 106 votos
- Fabiana da Rosa Leite - 97 votos
- Stephanie Kulakopuski de Oliveira - 08 votos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...