sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Deputada Carmem critica corte na área da saúde


Cortes nas verbas da saúde foram muito duros, critica Carmen Zanotto


A deputada federal Carmen Zanotto (PPS-SC) criticou o contingenciamento das verbas da saúde em audiência com o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, nesta quinta-feira (1º). “Estou preocupada com a possibilidade de faltarem recursos em outubro para pagar procedimentos hospitalares, conforme vem alertando secretários estaduais e municipais de saúde”, disse a parlamentar.

No encontro, realizado no edifício sede do Ministério do Planejamento, parlamentares que atuam em defesa do SUS manifestaram preocupações, fizeram reivindicações e apresentaram ideias para fortalecer a saúde pública brasileira.

“Hoje há uma preocupação justa com a situação das farmácias populares”, comentou a parlamentar. Carmen Zanotto, no entanto, relacionou os temores quanto os recursos necessários às cirurgias eletivas, a substituição das ambulâncias do SAMU e garantia de verbas aos serviços contratados.


Quanto aos recursos para o sistema, Nelson Barbosa prometeu que a pasta vai se esforçar para prover recursos adicionais ao MAC (Fundo Nacional de Saúde aguarda liberação de verba do Tesouro Nacional). Descreveu, por outro lado, que tem procurado preservar os recursos da área da saúde, mas antecipou que não é possível deixar de fazer isso sem recorrer a cortes orçamentários.


Auditores
“Outra preocupação diz respeito às carreiras de auditores do Denasus (Sistema Nacional de Auditoria do SUS), muitos estão se aposentando e não existe previsão de concurso para suprir essas lacunas”, mencionou Carmen Zanotto. Hoje há em atividade 722 servidores no país, 50% estão prestes a se aposentar.

“Entendemos que a crise econômica não pode ser utilizada para adiar mais uma vez a reestruturação desse órgão, responsável pelos recursos da saúde, sob pena da responsabilidade do fechamento dos servidos de auditoria da pasta”, recomendou a deputada federal.  O ministro Nelson Barbosa disse que a pasta está atenta ao caso dos auditores e que espera dar respostas o quanto antes para solucionar essa questão.


Ao fim do encontro, Carmen Zanotto passou às mãos do ministro ofício em nome da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Sistema Nacional de Auditoria do SUS (SNA) que reivindica recomposição da força de trabalho/Plano de Cargos e Salários dos servidores do Denasus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...