sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Diversos municípios do Vale do Itajaí continuam com abastecimento comprometido por causa da chuva

comprometido por causa da chuva
Ascurra, Apiúna e Rodeio, que compartilham um Sistema Integrado, tiveram a captação comprometida por acúmulo de material orgânico trazido pelo rio, o que compromete o bombeamento da água captada. Equipes da CASAN trabalham na limpeza dos equipamentos e conseguiram restabelecer parcialmente o abastecimento, mas a vazão do Sistema ainda está bem abaixo do normal, funcionando em torno de 40% da sua capacidade.
O mesmo problema causou a paralisação do Sistema Integrado que atende Santa Terezinha e Mirim Doce. Benedito Novo também está com o abastecimento prejudicado por causa da turbidez, que limitou a vazão do Sistema a 30% do volume de água que é normalmente captado.
Em Agrolândia os problemas são diversos vazamentos na rede de distribuição ocorridos sob pontes que estão submersas com a cheia, o que impede o conserto e causa redução na vazão do Sistema. Também em Trombudo Central o rompimento de uma rede que passa sob a ponte, que está debaixo d’água, está inviabilizando o abastecimento para o bairro Bracatinga.
A CASAN não conseguiu sequer contato com a Agência Witmarsun, que está com o Sistema de Abastecimento inoperante. Em Lontras houve o rompimento de uma adutora causado pela chuva, que deixou sem água os bairros de Serra São Miguel e Subida.
No Sistema Integrado de Rio do Sul, que atende além daquele município Lontras, Agronômica, Laurentino e Aurora, está mantido com o funcionamento de uma bomba anfíbia, que funciona mesmo abaixo do nível do rio. Mas com alta turbidez da água, o tratamento está reduzido.
Já o atendimento na Agência de Rio do Sul, no Centro da cidade, continua suspenso, pois toda a região continua alagada. Equipamentos e alguns materiais foram provisoriamente transferidos para a Estação de Tratamento de Água, na parte alta de Laranjeiras. Emergências e solicitações de serviços podem ser feitas pelos telefones (47) 3521-4801 e (47) 3531-1615.

Foto: A Agência de Rio do Sul da CASAN no centro da cidade completamente alagada. (Carlos Alberto Bochardt Jr/CASAN)
__________________________________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...