sexta-feira, 23 de outubro de 2015

- Dia de Finados: Meio Ambiente executa melhorias nos cemitérios

Além dos dois maiores cemitérios municipais urbanos, o Cruz das Almas e o Nossa Senhora da Penha, os localizados no interior também recebem atenção especial

Faltando menos de quinze dias para o feriado de Finados, em 2 de novembro, os cemitérios municipais estão quase prontos para receber o grande número de visitas nesta data. De acordo com o secretário de Meio Ambiente e Serviços Públicos, Mushue Hampel, as equipes iniciaram a preparação em meados de outubro, sendo intensificada nestas últimas semanas.
Estão sendo realizados serviços de roçada, cortes de grama, poda de árvores, limpeza, pintura, manutenção da iluminação pública e reformas de lixeiras, muros, acessos e estruturas danificadas. Além dos dois maiores cemitérios municipais urbanos, o Cruz das Almas e o Nossa Senhora da Penha, os localizados no interior também recebem atenção especial. Na zona rural existem 14 cemitérios espalhados pelas diversas comunidades. Um dos maiores é o do distrito de Índios.
Todos passam pelo mesmo processo de limpeza e revitalização, inclusive com manutenção das placas de informação nas localidades, identificando cada cemitério e apresentando o número de telefone da Secretaria de Meio Ambiente para eventuais informações. O trabalho se estende ao longo do ano e não somente nesta data, apenas sendo intensificada. No Dia de Finados haverá equipes da secretaria de prontidão nos cemitérios para prestar assistência aos visitantes. A limpeza e manutenção de túmulos e jazigos fica a cargo dos familiares.
Um dos serviços oferecidos no da Penha, por estar em um terreno íngreme, é o transporte de idosos, gestantes e portadores de deficiência física. Um veículo utilitário (Kombi) circula pelo cemitério levando quem necessita de ajuda, já que carros particulares serão proibidos devido ao grande número de pessoas em trânsito. “Ano passado já fizemos isso e tivemos sucesso, rendendo elogios por parte de pessoas que vieram de fora visitar túmulos de familiares e se depararam com um serviço de qualidade em um cemitério público. Isso nos incentiva para que continuemos naquilo que está dando certo e corrigindo falhas”, diz Hampel.

Manutenção dos túmulos
Para melhor atender à população os cemitérios estão com atendimento em horários diferenciados. Até domingo (25) será das 8h às 12h e das 14h às 19h. A partir de segunda-feira (26) até sexta-feira (30) será das 8h às 20h, sem intervalo para almoço. De sábado (31) a segunda-feira (2), Dia de Finados, o atendimento será das 7h às 21h, sem intervalo para almoço. Construções, reformas e pinturas somente serão permitidas até o dia 25 de outubro. A limpeza dos túmulos segue até o dia 30 de outubro e entre os dias 31 e 2 de novembro foi destinado somente para visitação.

Credenciamento de ambulantes
Quanto aos ambulantes o procedimento será igual ao ano passado, com credenciamento dos trabalhadores autônomos que pretendem atuar nestes dias de visitação. Os interessados precisam se credenciar na Secretaria de Meio Ambiente, localizada no bairro Coral, até o dia 25 de outubro. O espaço onde os vendedores poderão ofertar seus produtos, de forma organizada, ficou estipulado pelo lado de fora dos cemitérios, em uma área um pouco afastada que não prejudique a circulação de pessoas. “São comerciantes de velas, vasos e flores que fazem parte da nossa cultura e de muita importância, por isso precisamos organizar para que o trabalho fique bom para os vendedores e também para a população”, finaliza o secretário.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...