terça-feira, 6 de outubro de 2015

Desenvolvimento Econômico adere ao movimento Compre do Pequeno Negócio

A proposta é valorizar os pequenos negócios que possuem grande importância no desenvolvimento das cidades. O objetivo da campanha é estimular a sociedade a consumir produtos e serviços fornecidos por micro e pequenas empresas

Esta segunda-feira (5) foi o dia D do movimento Compre do Pequeno Negócio, uma iniciativa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) que em Lages encontrou suporte na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda. A proposta é valorizar os pequenos negócios que possuem grande importância no desenvolvimento das cidades. O objetivo da campanha é estimular a sociedade a consumir produtos e serviços fornecidos por micro e pequenas empresas.
Em momentos de crise os pequenos empreendedores se fortalecem e conseguem “driblar” as dificuldades com mais facilidade e se adaptar à nova situação. O movimento vem reforçar a ideia, pois as micro e pequenas empresas concentram mais de 50% dos empregos formais no Brasil e 99% das empresas no país são deste porte. “É uma forma de valorizar as atividades informais que existem em nossa economia e fortalecer elas neste momento em que a crise financeira se instala no Brasil. Esse setor é um dos que melhor se adaptam e conseguem sair muito mais rápido da situação de dificuldades”, comenta o secretário de Desenvolvimento Econômico, Juliano Chiodelli.
Na luta pelo desenvolvimento do progresso e econômico do município, a secretaria abraçou essa causa como parceira do Sebrae nacional e local. Na semana passada foram realizadas palestras gratuitas voltadas aos pequenos empresários, em noites muito produtivas, com debates e reflexões acerca da economia de suas empresas. Neste dia D todos os colaboradores da secretaria literalmente vestiram a camisa da campanha e deram atenção especial aos pequenos empreendedores.

Realidade local
O movimento vem surtindo efeito na cidade. Muitos cadastros de pequenos empreendedores foram realizados na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, onde recebem apoio e orientações através de palestras e seminários. “Acompanhamos muitas histórias de pessoas que perderam o emprego neste momento de instabilidade e viram nesta situação uma oportunidade de empreender e gerir o próprio negócio, buscando novos horizontes. O mercado está aberto para quem quer empreender e ousar”, diz Juliano.
Hoje a estatística de Lages é semelhante com a realidade nacional: em torno de 99% das empresas são pequenos negócios. Na Secretaria de Desenvolvimento Econômico é realizado um trabalho com os micros e pequenos empreendedores individuais, onde são abertos cerca de 150 cadastros por mês, sendo mantido mesmo durante a instabilidade econômica. “Em nossa cidade não há um número grande de empresas grandes e médias, então nosso mercado é basicamente focado nestes pequenos negócios, reforçando ainda mais a necessidade de se engajar e apoiar o movimento. O dinheiro investido nestes empreendedores não vai sair da nossa cidade, fomentando a economia local”, afirma. O secretário salienta que os grandes empreendedores não perdem nada com o movimento, pois a maioria dos pequenos compra de varejistas e atacados, sem dar impacto financeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...