segunda-feira, 28 de maio de 2018

Espaço da cultura serrana na Festa do Pinhão


Espaço Cultural: local de aconchego e resgate das memórias da Festa do Pinhão

No local, que fica dentro Pavilhão do Shopinhão, também são comercializados produtos e artesanatos regionais
Uma cozinha de chão batido, com mesa e bancos de nó de pinus, um fogão a lenha aceso para aquecer o espaço, cercado por um jardim feito com pedras de taipa. A descrição pode parecer de alguma casa, fazenda de Lages ou da região serrana. Mas esse ambiente fica dentro do Parque Conta Dinheiro, no Pavilhão do Shopinhão. Pelo segundo ano consecutivo, o Espaço Cultural, organizado pela Fundação Cultural de Lages, foi instalado neste local com a missão de surpreender e contar um pouco da história da Festa do Pinhão e das tradições locais para os visitantes. Marli de Oliveira Ramos Braz, mais conhecida como Chica, e Celso Cruz, funcionários há décadas da Fundação Cultural e profundos conhecedores da festa foram os responsáveis pela composição do espaço.
Além da cozinha, onde o visitante pode saborear um pinhão cozido na hora, ou se aquecer ao lado do fogão a lenha, é possível relembrar as edições anteriores da festa, através dos cartazes dos shows e de alguns dos vestidos usados pela realeza em edições anteriores. “Escolhemos 12 modelos produzidos com materiais ou detalhes que remetam a nossa região, como couro, sementes e pinturas feitas à mão. Além disso, todos os trajes foram confeccionados por costureiras de Lages”, explica Chica. A turista Camila Serafim, da cidade de Rio do Sul, acompanhada do namorado e dos amigos pode relembrar através da cartaz a festa em que estiveram juntos em 2009.
Além de resgatar e conhecer um pouco das memórias passadas, quem visita o Espaço Cultural pode adquiri uma lembrança da Festa ou algum produto característico da região. Em dois estandes são comercializados delicados souvenires, como imas de geladeira, louças de porcelana pintadas a mão, pinturas em nó de pinho, toucas, cachecóis e luvas de lã e outros produtos regionais feitos pelas artesãs Cassiane Wigger, Edite Sartor Rosa, Soraia Ramos e Cristiane Kuster, do Atelier Arte e Terapia. Uma exposição e venda de quadros, das artistas plásticas Edite Sartor Rosa, Ana Stacke e Tere Araújo, com temas e paisagens serranas, também faz parte do Espaço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...