Voos da Azul acontecem às segundas, quartas, sextas e
domingos, com pouso às 14h50 em Lages e decolagem às 15h30 para Campinas (SP)
A
resolução das pendências apontadas pelo Segundo Centro Integrado de Defesa
Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta II), da Força Aérea Brasileira
(FAB), no Aeroporto Federal Antônio Correia Pinto de Macedo, em Lages, está com
suas medidas corretivas em vistoria por parte de técnicos do referido órgão
federal, sediado em Curitiba. O secretário do Desenvolvimento Econômico e
Turismo de Lages, Mario Hoeller de Souza, acompanha o trabalho dos
especialistas. “As necessidades de obrigatoriedade da prefeitura foram
correspondidas 100% e estamos aqui novamente para que, em qualquer eventual
inconformidade neste período, seja imediatamente resolvida. Até agora não nos
foi informada nenhuma demanda que comprometa, e sim melhorias que precisam ser
feitas. Não existe nenhum impedimento por enquanto, ou sinal de manter a
suspensão dos voos por instrumento”, adianta o secretário.
Por
sua vez, a empresa administradora do Aeroporto, Infracea Controle de Espaço
Aéreo, Aeroportos e Capacitação Ltda., também obedeceu às determinações do
Cindacta II. Todas as 36 respostas às não conformidades averiguadas em ocasião
anterior foram apresentadas e agora se aguarda a análise.
O
gestor aeroportuário, Klaus Klinger, informa que os inspetores do Cindacta II
verificam documentação e equipamentos dos setores de Rádio e Estação Prestadora
de Serviços de Telecomunicação e Tráfego Aéreo (EPTA). Na sexta-feira (25 de
maio) haverá uma reunião de encerramento pós-vistorias e se espera o sinal
positivo do resultado favorável à volta da operacionalização de voos com
auxílio de instrumento, diferentemente do que ocorre hoje, por método visual.
“Quanto à liberação da Instrument
Flight Rules (IFR)
não temos certeza se sairá na sexta ou se será gerado primeiro o relatório com
data específica para autorização da retomada dos voos por instrumento. Estamos
na expectativa de que consigamos a liberação até esta sexta”, aponta Klaus.
Está
em andamento a checagem dos instrumentos barômetro, medidor da pressão
atmosférica e anemômetro, aparelho que mede a velocidade do vento. “Nós
instalamos os dois barômetros (um principal que já existia e colocamos um
segundo, reserva, ambos sendo testados pelo Cindacta, a dar o seu parecer),
cumprimos o que nos foi solicitado, encaminhamos os documentos”, reitera o
diretor de Operações da Infracea, Jorge Odir de Oliveira Franco. No Aeroporto, a
Infracea mantém cinco técnicos.
Na
reunião mais recente haviam sido apontados cinco pontos de não conformidades,
relacionados a barômetro, anemômetro e as demais são procedimentais e
normativos. Estas duas últimas já totalmente resolvidas. Em vistoria anterior
foram destacados 31 pontos, destes, depois de levantamento a partir de
relatório, chegou-se a 36.
Atualmente
há basicamente oito não conformidades ainda não deferidas. “Destas oito, para
esta vistoria estão em análise cinco principais. Temos de mostrar tudo o que
fizemos até agora. Há um prejuízo porque a gente se sente como parte da cidade
e notamos o problema para os pousos e decolagens. Mas, temos a consciência de
que tudo que era possível fazer foi feito. Tivemos a ajuda da prefeitura e de
técnicos vindos de longe para cá. Estas pendências restantes são normativas e
iremos conseguir solucionar. Há necessidade da elaboração de um novo projeto
para o Aeroporto, mas isso estamos trabalhando com a prefeitura para frente. A
urgência agora são os instrumentos”, explica Jorge HHáOdir.
Por
enquanto, na impossibilidade meteorológica de pouso e decolagem, de modo
visual, com céu encoberto ou nebulosidade, por exemplo, os passageiros da
aeronave da Azul desembarcam em Florianópolis e seguem para Lages com ônibus
disponibilizado pela própria empresa aérea. Ao contrário, no caso de decolagens
não permitidas, a empresa é responsável pelo fretamento de embarque na capital.
Na
semana passada, técnicos da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) estiveram
no Aeroporto Federal em vistoria, e a conclusão é de que está tudo certo. A
Infracea aguarda o relatório final, lembrando que a Agência não realiza
avaliação de aparelhos, atua em outras áreas de fiscalização. Os voos da Azul
acontecem às segundas, quartas, sextas e domingos, com pouso às 14h50 em Lages
e decolagem às 15h30 para Campinas (SP). Segundo Odir, os voos têm chegado e
saído com lotação praticamente máxima. Guardadas as devidas proporções houve
poucos cancelamentos.
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