A estratégia de unificar as unidades foi adotada no início do mês de março, quando Lages registrava o cenário mais grave da pandemia da Covid-19. Profissionais da saúde foram remanejados, permitindo a ampliação da oferta de atendimentos à população em um momento que o Centro de Triagem e a UPA 24 Horas vinham registrando alta demanda de procedimentos.
“Os indicadores mostram que tivemos desaceleração no fluxo de pessoas do Centro de Triagem e por isso estamos retomando, de forma gradativa, os atendimentos nas unidades de saúde. Se houver necessidade essa estratégia poderá ser adotada novamente a qualquer momento”, explica o secretário Municipal da Saúde, Claiton Camargo de Souza.
As UBS’s estarão abertas de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h para atender os procedimentos de rotina e agendamentos das gestantes e puericultura (crianças até 2 anos), assim como os pacientes que necessitem fazer a troca de curativos, aferição de pressão arterial ou renovação de receitas. Já os procedimentos eletivos (não urgentes) permanecem suspensos. “A recomendação é que as pessoas com sintomas gripais leves procurem primeiramente a sua unidade de referência”, destaca a Diretora de Atenção Básica, Fabiana Medeiros Branco.
Unidades Básicas de Saúde que NÃO estão agrupadas
UBS Frei Rogério
UBS Pró-morar
UBS Habitação
UBS Santa Catarina
UBS Penha
UBS Santa Mônica
UBS Petrópolis
UBS Tributo
UBS Popular
UBS Várzea
Unidades que foram agrupadas
Onde buscar atendimento
UBS Conta Dinheiro + UBS São Carlos
UBS Conta Dinheiro
UBS Guarujá + UBS Vila Mariza
UBS Guarujá
UBS Santa Helena + UBS Copacabana
UBS Santa Helena
UBS Centenário + UBS Vila Nova
UBS Centenário
UBS Coral + UBS São Miguel
UBS Coral
UBS São Cristóvão + UBS Centro
UBS São Cristóvão
UBS Universitário + UBS Caça e Tiro
UBS Universitário
UBS São Pedro + UBS São Francisco
UBS São Pedro
Texto/Arte: Flávio Fernandes
Nenhum comentário:
Postar um comentário