sexta-feira, 5 de maio de 2017

Iniciam as aulas da Educação de Jovens e Adultos

Uma parceria entre prefeitura e Sesi irá disponibilizar esta modalidade de ensino
O prefeito Antonio Ceron prestigiou na noite da última quarta-feira (03), na sede do Serviço Social da Indústria (Sesi), unidade Lages, a aula inaugural da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A turma é composta por alunos do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano). Neste primeiro momento a disciplina ministrada será Artes.
Esta é uma parceria entre a prefeitura de Lages e o Sesi que disponibilizam o ensino gratuito às pessoas que não tiveram a oportunidade de frequentar os bancos escolares na faixa etária regular da educação básica e de nível médio. A Educação de Jovens e Adultos, na rede municipal, é executada através de Projetos Especiais.
Para o prefeito Ceron, o conhecimento é o bem maior na vida de uma pessoa. “Estes alunos merecem nossos aplausos. Estão tendo a iniciativa de retornar aos bancos escolares, e é importante deixar claro, que isto não é uma gentileza do poder público, mas sim o retorno de um serviço que melhora a vida dos cidadãos”, disse.
O vice-presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina na Serra Catarinense (Fiesc), Israel Marcon também acompanhou o evento e destacou o compromisso da entidade em oportunizar a educação para a comunidade em geral. “Ficamos felizes de firmar esta parceria com a prefeitura. Isto demonstra o interesse da municipalidade e da Fiesc, através do Sesi, em contribuir com o desenvolvimento da região”, comentou.  
Estrutura Pedagógica
O Sesi de Santa Catarina é pioneiro em Educação de Jovens e Adultos à distância no Estado. A instituição dispõe de salas de aula amplas e com toda estrutura física necessária para receber os alunos. O sistema de ensino é à distância com dois encontros presenciais na semana, correspondendo 25% presencial e 75% à distância, conforme preconiza a legislação.
Ambiente virtual, onde o aluno pode estudar em horários diferenciados, no local que desejar, tudo via internet. E se a pessoa não tiver acesso à Rede Mundial de Computadores, o Sesi disponibiliza salas devidamente equipadas.
Os professores são todos habilitados e capacitados para a metodologia de Ensino à Distância com perfil diferenciado para a Educação de Jovens e Adultos.   A equipe técnica é composta também por um mobilizador que faz todo o acompanhamento de frequência do aluno. Se, por algum motivo, o estudante faltar uma única vez, este profissional já entra em contato para saber o motivo da ausência em sala de aula. Já a parte de secretaria também é realizada com a conferência de documentação e apoio de gestão e pedagógico.
Para a secretária municipal da Educação, Valdirene Vieira, “com isso a Administração Pública Municipal está tendo um olhar diferenciado e mais humanizado para estas pessoas, garantindo um direito essencial, sempre primando pela qualidade e atenção necessária ao aluno”.
As disciplinas do currículo escolar são: Artes, Português, Matemática, Educação Física, Geografia, História, Inglês e Ciências. “Nosso lema é que a Educação é o nome do desenvolvimento. Esta é uma escola que envolve toda a rede de atendimento às pessoas e que busca a cidadania”, salientou a diretora da unidade Lages do Sesi, Silvia De Pieri Oliveira.

Fotos: Divulgação
______________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário