quarta-feira, 3 de maio de 2017

Fundação Cultural e Museu Thiago de Castro preparam edição 2017 da Semana de Museus

Trabalho de Alceu Reche em prol da memória histórica será lembrado
A décima quinta Semana de Museus acontece em todo Brasil a partir de 15 de maio. Em Lages, os responsáveis pela execução são a Fundação Cultural e o Museu Thiago de Castro (MTC). Neste ano, o MTC pretende envolver os dias de visitação com o teatro. Segundo o coordenador do Museu, Ader Godoy, a ideia é envolver a mediação da visita ao Museu com personagens contando a história de Lages. “Vamos deixar com que os personagens teatrais façam a condução das visitas. Dessa maneira, esperamos que a Semana de Museus em Lages fique na lembrança de todos e seja uma experiência única,” comenta.
A programação inicia no dia 15 de maio, às 13h30, com a abertura oficial no auditório Mario Augusto na Fundação Cultural. No mesmo dia, às 20h, também no auditório da Fundação, o Coral Orquestra Sinfônica faz apresentação com a regência do Maestro Joed Jeffer. Durante toda a semana, não só o Museu Thiago de Castro terá atividades, o Museu Maliverni Filho, Memorial Nereu Ramos também receberão visitas mediadas.
O superintendente da Fundação Cultural de Lages, Gilberto Ronconi, ressalta a importância da Semana de Museus, “não é somente um evento de visitação, mas é mais uma maneira de chamarmos a comunidade para os nossos locais de registro de memória. Através de ações como essa podemos evidenciar a nossa cultura e gerar envolvimento com a comunidade,” comenta.

Semana será de homenagens a Alceu Reche
Falecido no último domingo, 30, Alceu Reche foi responsável pela criação e manutenção do Espaço Cultural e Museu que levam o seu nome. Colaborador e incentivador das artes, Seu Reche, como era conhecido, prestou toda uma vida a coletar peças que contam histórias e auxiliam no resgate da memória da cidade. As homenagens começam na abertura da Semana de Museus e encerram no dia 19 de maio, às 20h, na Fundação Cultural com palestras que contarão as histórias dos espaços de memória de Lages, entre eles, o Espaço Cultural e Museu Reche.
Você pode acompanhar a programação completa da 15ª Semana de Museus pelo site da Fundação Cultural em http://cultura.lages.sc.gov.br/
Fotos: Fabrício Furtado
______________________________________________

Atenção Imprensa!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...