quarta-feira, 10 de maio de 2017

I Conferência Macrorregional de Saúde das Mulheres contará com exposição de eixos, debate, trabalho de grupo e plenária

O eixo principal do evento será a implementação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres, contemplando a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres e as políticas de equidade

Com o tema “Saúde das Mulheres: Desafios para a Integralidade com Equidade”, a I Conferência Macrorregional de Saúde das Mulheres será realizada na próxima sexta-feira (12), das 13h às 19h, na Associação dos Aposentados e Pensionistas de Lages, situada na avenida Belizário Ramos (Carahá), 2.864, com a seguinte programação:
12h30min - Início do credenciamento
13h - Abertura
13h20min - Exposição de eixos: I - o papel do Estado no desenvolvimento socioeconômico e ambiental e seus reflexos na vida e na saúde das mulheres; II - o mundo do trabalho e suas consequências na vida e na saúde das mulheres; III - vulnerabilidades e equidade na vida e na saúde das mulheres, e IV - políticas públicas para as mulheres e a participação social
14h20min - Debate
15h - Coffee Break 
15h20min - Trabalho de grupo
17h - Plenária final
19h - Encerramento

O eixo principal do evento será a implementação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres, contemplando a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres e as políticas de equidade: da população Negra (racismo, desigualdades étnico-raciais e racismo institucional), da População LGBT (discriminação por orientação sexual e identidade de gênero/preconceito e estigma social), da população em situação de rua (reconhecimento dessas pessoas como cidadãos de direitos), da população do campo, da floresta e das águas (redução de riscos decorrentes dos processos de trabalho e das tecnologias agrícolas).
Em Lages, a Conferência envolverá todos os municípios da Serra Catarinense, abrangidos pela Amures, e será direcionada a profissionais de Saúde e à comunidade em geral de forma gratuita. Os interessados devem se inscrever pelo link https://goo.gl/XXPt1r. Os manuais de orientação podem ser consultados na página da Secretaria de Estado da Saúde: www.saude.sc.gov.br. Informações sobre a etapa macrorregional podem ser obtidas através do telefone 3251-7656.
A Conferência Macrorregional será realizada pela Prefeitura de Lages através da Secretaria da Saúde, com envolvimento do Conselho Municipal de Saúde, Secretaria de Política para a Mulher e Assuntos Comunitários e Conselho Municipal dos Direitos da Mulher. O encontro de sexta-feira está sendo coordenado por Adriana Anacleto, também membro do Conselho Municipal de Saúde.

Oito delegados de Lages

A etapa macrorregional será preparatória às etapas estadual e nacional. A I Conferência Estadual acontecerá nos dias 13 e 14 de junho de 2017, em Florianópolis. Lages terá direito a oito delegados como representatividade. A I Conferência Estadual de Saúde das Mulheres de Santa Catarina é uma etapa preliminar da II Conferência Nacional, programada para o período entre 1 e 4 de agosto de 2017, em Brasília. A Conferência Nacional terá como objetivo propor diretrizes para a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres. A primeira Conferência Nacional de Saúde e Direitos da Mulher aconteceu em 1986, e após 30 anos as discussões serão retomadas. A expectativa do Conselho Nacional de Saúde (CNS) é que esta Conferência seja a efetivação do Conselho Social no Sistema Único de Saúde (SUS) para a saúde feminina.

Especificidades

Entre os temas fundamentais relacionados à saúde da mulher estão alimentação saudável; atividades físicas; visitas periódicas aos profissionais de saúde; precaução e combate à hipertensão, diabetes, colesterol e doenças cardíacas; principais exames, como mamografia e de prevenção ao câncer do colo do útero; assistência ao pré-natal; redução da mortalidade materna; enfrentamento da violência, e planejamento familiar.

Foto: Divulgação
 


Outras informações acesse o site:
http://www.lages.sc.gov.br Prefeitura de Lages
Secretaria de Comunicação Social Telefone: (49) 3221-1010
*Se não deseja mais receber esses e-mails favor entrar em contato

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...