terça-feira, 24 de março de 2015

Dresch propõe limite para plantio de árvores próximo a linhas de distribuição de energia

Projeto protocolado na Assembleia Legislativa pelo deputado Dirceu Dresch (PT), na última sexta-feira (20), pretende erradicar a principal causa de apagões no fornecimento de energia elétrica no meio rural: as plantações de pínus e eucalipto muito próximas das linhas de distribuição da Celesc e das empresas permissionárias. O parlamentar propõe  que o  plantio de arvores exóticas e outras de grande porte respeitem uma distância mínima de 20 metros do eixo da linha de distribuição de energia.
Conforme o texto do projeto, as árvores exóticas que não estiverem na distância prevista deverão ser cortadas pelos proprietários.

Justificativa

Dados apurados pelo deputado mostram que mais de 70% das interrupções no sistema de distribuição de energia, principalmente na área rural, têm como causa o contato de árvores com a rede elétrica. Essas árvores, em sua ampla maioria, estão em propriedades particulares de reflorestamento de eucalipto e pínus interceptadas pelas linhas. O problema é visível, os cultivos de reflorestamento são plantados muito próximos das linhas. “Um vendaval ou uma simples casca do caule do eucalipto que se desprenda e caia sobre a fiação faz toda a rede cair, gerando prejuízos incalculáveis. O agricultor familiar é o primeiro a ser prejudicado”, justifica Dresch.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...