segunda-feira, 30 de março de 2015

Inclusão de Lages no Plano do governo do Estado de prevenção às cheias

O governo do Estado está viabilizando um projeto em parceria com o Ministério das Cidades, conforme notícia publicada no site oficial do governo em 18 de março de 2015. O objetivo é atuar na prevenção às cheias. O Plano de Contingência dos Municípios prevê projetos, como: a execução do Mapeamento das áreas de risco do Estado e o Projeto para relocação de famílias atingidas.
Diante do fato de a população de Lages estar constantemente sofrendo com problemas de enchentes, o vereador Gerson (PMDB), apresentou a moção legislativa 077/2015, solicitando que o município de Lages seja incluído no Plano. “Infelizmente todo o ano é a mesma coisa: os noticiários são tomados por problemas relacionados com a elevação dos cursos d´água e a inundação de casas e ruas, desencadeando uma série de tragédias que, quase sempre, poderiam ser evitadas”, destaca o vereador no documento.
A moção relata ainda, o fato de as cheias causarem grandes transtornos para o município, como: prejuízos de perdas materiais e humanas; interrupção da atividade econômica das áreas inundadas; contaminação por doenças de veiculação hídrica como leptospirose, cólera, entre outros; contaminação da água pela inundação de depósitos de material tóxico, estações de tratamentos entre outros.

As causas são variadas, o assoreamento do leito dos rios, impermeabilização das áreas de infiltração na bacia de drenagem ou fatores climáticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...