terça-feira, 24 de março de 2015

Estradas do interior em constante manutenção

Temos frentes de trabalho na Coxilha Rica, no distrito de Santa Terezinha do Salto, na região de Macacos e nos Tributos. A produção de leite se desenvolve em todas as regiões. A pecuária e a agricultura também precisam de atenção.” Toni Duarte

A região dos Tributos concentra um grande número de pequenas e médias propriedades rurais, onde há produção de grãos (milho, soja e feijão), além da agropecuária, e mais recentemente investidores passaram a plantar moranguinhos, uma produção que prosperou e oferece boas perspectivas de desenvolvimento. No entanto, os produtores se ressentiam de melhorias nas estradas, prioridade da prefeitura de Lages, nos últimos dois anos de administração.
As obras na estrada geral andam a todo vapor. Um total de 20 quilômetros está sendo recuperado ao longo da estrada geral dos Tributos, na conhecida “Estrada dos Moranguinhos”, e também no trecho que dá acesso à rodovia estadual que interliga Lages a Otacílio Costa. Na tarde de segunda-feira (23), o prefeito interino Toni Duarte visitou a comunidade.
O prefeito, que estava acompanhado do secretário municipal de Agricultura e Pesca, Moisés Savian, ressaltou que Lages se desenvolve também nas áreas agrícolas e de agropecuária e firmou convênios com o governo do Estado para execução de melhorias gerais nas estradas vicinais. “Temos frentes de trabalho na Coxilha Rica, no distrito de Santa Terezinha do Salto, na região de Macacos e nos Tributos. A produção de leite se desenvolve em todas as regiões”, exemplifica. “A pecuária e a agricultura também precisam de atenção”, ressalta.
Um dos pontos visitados pelo prefeito interino, na Estrada dos Moranguinhos, foi o local onde alagava durante fortes chuvas, deixando os moradores ilhados. “Foi feito aterro, bueiro, saídas de água e todo o conjunto de obras para dar passagem aos moradores em dias de chuva, porém, caso não seja suficiente, estudaremos a possibilidade de fazer um desvio do riacho que corre paralelo a este trecho da estrada”, observa Toni.
Cerca de dez quilômetros de estradas já estão praticamente prontos, ou seja, encontram-se cascalhados – última fase das obras de melhorias. A ponte sobre o rio Tributos também será restaurada, segundo o secretário Moisés Savian. Fazendo parte da comitiva oficial de vistoria às obras, o vereador João Maria Chagas, morador do bairro Tributo, na região urbana de Lages, disse que a comunidade está contente com o resultado das obras na estrada geral. “Há 20 anos que a comunidade pedia por melhorias”, recorda o vereador.

Outros dados
Somente no trecho da estrada geral de Tributos – do perímetro urbano de Lages até a divisa com Correia Pinto – trabalha uma equipe de 11 homens, utilizando-se de patrola, trator-plaina e trator-rolo, retroescavadeira e escavadeira. Além disso, a Secretaria de Agricultura e Pesca conta com o trabalho do conserveiro (de estrada) Aires Coelho, contratado via Associação das Comunidades Rurais 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...